quarta-feira, julho 17, 2024
EducaçãoGaleria de FotosNotíciasPublicações

Secretários municipais de Educação participam da 1ª Feira Intermunicipal de Empreendedorismo Educacional

Última atualização em 29 de outubro de 2021

O evento foi realizado em Tupaciguara durante o Encontro regional de Prefeitos da Amvap. O objetivo do encontro foi apresentar aos gestores municipais o uso da tecnologia em favor de cidades mais seguras, campo seguro, comércio seguro e, em especial, a tecnologia no Ensino Educacional.
Com a participação do Sebrae, várias empresas apresentaram os investimentos feitos pela prefeitura de Tupaciguara nas Plataformas Digitais com ambiente virtual de aprendizagem a Didatikos – Ensino nas Nuvens, o LIP – programa Soocioemocional desenvolvido com intuito de transformar a educação nos municípios por meio da afetividade e desenvolvimento das múltiplas inteligências.
Também foi apesentado o programa SISTER- Sistema Integrado de Transporte Escolar, a solução para a gestão de mobilidade de frotas escolares e controle de alunos, onde os gestores municipais terão o controle em tempo real das rotas realizadas no município do transporte escolar e também os pais acompanharão o percurso de seus filhos da saída da casa até o recinto da escola através do FACE SCHOOL.
Outra novidade para os municípios é o diário digital (Secretaria escolar informatizada) – SISTER PROFESSOR, no qual é realizado toda a documentação do aluno e o controle de presença onde também os pais podem ter acesso ao rendimento escolar do seu filho. Todo esse sistema Educacional Digital tem também a parceria da Algar na implantação dos chips nos tabletes dos alunos e no sistema de Internet.
Todo esse sistema digital apresentado foi com o intuito mostrar aos gestores sobre a inclusão digital na melhoria da Educação no sistema hibrido e remoto(online) em decorrência da Pandemia da Covid 19. Esse sistema digital educacional veio para ficar, independente de voltar as aulas presenciais, pois faz com que os alunos tenham acesso à pesquisa e ao mundo digital. Outra vantagem é que os professores terão mais recursos e estratégias para ministrar as aulas, saindo do mundo analógico de quadro e giz.
Com a participação dos técnicos da AMVAP, no final foi explanado sobre as questões relacionadas à parte legislativa educacional como o FUNDEB Lei Federal Nº 14.113/2021, os gastos dos 25% na Educação pelos gestores municipais.
Participaram da reunião a Supervisora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Gurinhatã, representando a secretária Olesia Martins de Freitas Nascimento e também a diretora da escola municipal José Martins Alameu, Daniela Barbosa de Freitas Franco.