quarta-feira, julho 17, 2024

OUTUBRO ROSA – AMVAP SAÚDE REALIZA MAIS DE 2.200 MAMOGRAFIAS

Última atualização em 21 de outubro de 2022

OUTUBRO ROSA – AMVAP SAÚDE REALIZA MAIS DE 2.200 MAMOGRAFIAS

A secretária municipal de Saúde de Gurinhatã, Marilu Martins participou da reunião em Uberlândia

A prevenção tem sido protagonista no mês de outubro nos serviços ofertados pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Triângulo Mineiro – Amvap Saúde. Em assembleia geral realizada com os municípios consorciados na manhã desta quinta-feira (20/10) foi apresentado balanço dos serviços prestados, especialmente os do Outubro Rosa, cuja agenda foi ampliada visando atender o maior número de pacientes.

Os exames de mamografia realizados até o mês de incentivo a prevenção contra o câncer de mama se destacam. Ao todo foram realizados 2.229 exames de mamografia ofertados pelo consórcio.

O presidente do consórcio e prefeito de Indianópolis, Lindomar Amaro Borges, destacou a importância dessas ações. “O número de exames de mamografia representa sobretudo prevenção para as mulheres dos nossos municípios. São ações simples, um simples exame, que pode evitar graves problemas futuros, afinal todos nos sabemos da gravidade do câncer e a importância da prevenção”, destacou o presidente do consórcio.

Amvap Saúde em expansão

Na reunião o consórcio anunciou o município de Abadia dos Dourados como novo consorciado. Em sua fala o prefeito de Abadia, Wanderlei Lemes dos Santos, destacou que a maior motivação em fazer parte do consórcio está na importância das consultas, exames e procedimentos realizados pelo Amvap Saúde em suporte aos atendimentos do Sistema Único de Saúde – SUS.

“É uma honra integrar o consócio, nosso município ganha muito com essa adesão, a saúde da nossa gente tem muito a ganhar com essa adesão. O consórcio é a oportunidade de ofertas aos nossos munícipes serviços de saúde de qualidade”, disse o prefeito.

Sobre a adesão o presidente do consórcio ressaltou que cada novo município que passa a integrar o Amvap Saúde vem somar no fortalecimento do consórcio e tão logo em avanços na prestação dos serviços de saúde.

O consórcio conta agora com 23 municípios consorciados, sendo eles: Abadia dos Dourados, Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Prata, Romaria, Santa Vitória e Tupaciguara.

Números que inspiram saúde

O Amvap Saúde também apresentou aos prefeitos e secretários da pasta da saúde presentes na reunião a proposta orçamentária para o exercício financeiro de 2023. A estimativa é um orçamento na ordem de R$15,6 milhões de reais, cerca de dois milhões e meio acima dos R$13 milhões de reais aplicados no exercício de 2022.

No panorama geral de atendimentos já são 45.781 consultas, exames e cirurgias realizados aos pacientes dos municípios de janeiro até o mês atual de outubro. Novos procedimentos também já serão contratados, como consulta de fonoaudiologia, consulta de psiquiatria infantil, implantação de anel de ferrara, e outros.

FONTE: AMVAP SAÚDE