quinta-feira, julho 18, 2024
EducaçãoNotícias

Educação teve videoconferência para retomada das aulas presenciais

Última atualização em 7 de julho de 2021

GURINHATÃ – A retomada das aulas presenciais foi tema de Conferência Virtual no último dia 06/07, com a equipe pedagógica da Superintendência Regional de Ensino de Ituiutaba, com a participação dos secretários municipais de Educação e das equipes pedagógicas das Secretarias Municipais de Educação de sua jurisdição, para orientações pedagógicas para a retomada das aulas presenciais.

De acordo com Ana Emília, diretora Educacional da SRE, foi instituído por meio da Resolução SEE/MG 4590/2021, a volta com o Ensino Híbrido como um modelo educacional constituído por mais de uma estratégia pedagógica de acesso às aulas, o que possibilita o formato presencial, opcional ao aluno, como o não presencial. Nesse modelo, a reabertura das escolas ocorrerá de maneira gradativa, planejada, com base nos critérios divulgados pelo comitê Extraordinário Covid-19 e nos protocolos sanitários estabelecidos pela Secretaria de Estado de Saúde – SES, possibilitando um impacto positivo no processo educacional, tendo em vista a importância do contato com os professores no favorecimento da aprendizagem e a consequente elevação dos níveis de proficiência dos estudantes.

A Resolução garante ao estudante e seus responsáveis a escolha entre continuar com as atividades remotas (realizando os PETs) ou retornar às escolas de forma escalonada, intercalando atividades na escola com atividades remotas. Em um mês a escola terá duas semanas alternadas de aulas presencias, e duas semanas de aulas remotas. Durante a semana em que os alunos estiverem em casa serão monitorados quanto aos sintomas gripais e caso algum estudante apresentar qualquer sintoma gripal ou tenha contato com pessoas nessa situação, não deverão comparecer à escola.

A reabertura das escolas será em consonância com o Plano Minas Consciente, obedecendo todas as orientações das autoridades de saúde e o protocolo publicado pela Secretaria Estadual e Municipal de Saúde/MG.

Para que o retorno às atividades presenciais nas unidades escolares seja feito de maneira segura e assertiva, as escolas devem preparar em diversos aspectos, por meio de adequações apropriadas para a situação singular de cada instituição, obedecendo os itens da lista de tarefas do checklist, garantindo a organização do ambiente escolar.

Segundo a diretora do Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Olésia Martins, o DEMEC já vem providenciando a compra de materiais necessários de acordo com o Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Presenciais, da SEE/MG, para a segurança dos alunos e dos profissionais da educação nas escolas.