quarta-feira, julho 17, 2024
DesenvolvimentoGovernoNotícias

Gurinhatã chega aos 60 anos com o maior programa de desenvolvimento de sua história

Última atualização em 29 de setembro de 2022

GURINHATÃ – O Município de Gurinhatã comemora neste dia 30, seus 60 anos de emancipação político administrativa, num momento especial, onde o desenvolvimento e a qualidade de vida se tornaram referência para todos, graças ao maior programa de obras e benefícios de sua história, implantado em 2017 pela gestão do prefeito Wender Luciano.

Após sanar os problemas financeiros do Município, passou-se a efetivar o seu projeto, desenvolvendo e cuidando das pessoas, com a maior renovação da frota de veículos, caminhões e máquinas já feita, revitalização e modernização na estrutura de atendimento na saúde e educação, além do pagamento de salário dos servidores sempre dentro do mês trabalhado, de forma antecipada, e o pagamento em dia para fornecedores, fortalecendo assim, o comércio local.

Desde 2017, o Município tem passado por uma grande transformação, com a construção e a entrega de 93 casas no Residencial Waltruídes Carvalho Azambuja, construção de 2 novas escolas, unidades de saúde, a duplicação e pavimentação da Avenida Jonas Vilela, elevação do índice em cerca de 100% de pavimentação asfáltica em Gurinhatã e Flor de Minas, construção da Estação de Tratamento de Esgoto em Flor de Minas, criação e entrega do Cartão Gurinhatã Solidário a 200 famílias, além da construção do Centro Turístico com Lago Artificial, que são apenas algumas das obras, dentre tantas outras,  já entregues nestes últimos anos.

As obras não param, e muitas outras já concluídas, em fase de construção e outras já licitadas para ter início em breve, fazem parte desse pacote de desenvolvimento que elevou o nível de conforto e qualidade para as famílias de Gurinhatã, de Flor de Minas e da zona rural, que teve a construção de pontes com estrutura de concreto, além de mais de 400 novos mata-burros instalados.

Um pouco da História de Gurinhatã

O Distrito de São Jerônimo, criado na década de 30, se emancipou e Gurinhatã foi fundada em 1962. Hoje, com uma população de 5.577 moradores, divididos entre a sede do Município, o Distrito de Flor de Minas e a zona rural, Gurinhatã completa neste dia 30 de setembro 60 anos. O nome GURINHATÃ, que em linguagem indígena vem a ser “GUIR-ENHÉ-ATÁ, “AVE QUE CANTA MUITO”, no entender do historiador Dr. Idelweis Teixeira, “PEQUENO PÁSSARO AZUL”.

Por tradição familiar, numa linguística não formal, porém coloquial, seus moradores a chamam carinhosamente de “CIDADE DO PÁSSARO AZUL”.  Instalado o município, foram realizadas as primeiras eleições, saindo vitorioso, ADALARDO MUNIZ BORGES, primeiro prefeito de Gurinhatã, eleito em 30 de junho de 1963 e empossado em 30 de agosto de 1963, juntamente com seu vice-prefeito Lázaro Ferreira de Lima.