Gurinhatã realiza atividade Culturais em Flaviolândia
Última atualização em 11 de abril de 2025
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através de sua equipe técnica de patrimônio cultural realizou no última dia 08 de abril atividades de Educação para o patrimônio cultural na Escola Municipal Flávio Alves. A atividade consistiu em dois diálogos com os alunos, que foram mediados pelo Historiador Cláudio Scarparo Silva e o Técnico Antônio Cezar da Costa, que falaram sobre cultura, história de Gurinhatã e da região.
Durante o diálogo com os alunos houve uma distribuição de uma cartilha e cadernos com as fotografias dos bens culturais protegidos do município de Gurinhatã, para auxiliar na compreensão do que seja um bem cultural, o que é inventário e tombamento. Nos materiais há um pequeno glossário, com linguagem bastante acessível de termos ligados ao patrimônio cultural.
Os alunos foram muito participativos com perguntas e com informações dos seus lugares onde moram. Após a conversa com os alunos, a equipe técnica, acompanhada do proprietário da fazenda, ao lado da escola, Sidenir Barbosa Freitas, que muito auxiliou a equipe, foram fazer uma visita à Serra de Flaviolândia, onde registraram uma vista muito bonita de toda a região, além de descobrirem na superfície, vários artefatos líticos lascados, que comprovam a passagem, no local de grupos humanos, milenares, de caçadores e coletores.
Ainda, no topo da serra, várias pedras de formato retangular, sobrepostas umas às outras, chamaram a atenção dos pesquisadores, por estarem ali dispostas naquele topo. Os técnicos registraram com anotações e fotografias. A Serra além de ser um patrimônio natural é uma área de preservação, onde várias espécies da flora e da fauna encontram ali o seu abrigo.
Também foi trabalhado o histórico da Escola Municipal de Flaviolândia, tendo os historiadores colhidos as seguintes informações:
VEJA ALGUNS ALUNOS QUE POR LA PASSARAM:
EDIMAR NUNES DA CRUZ, O POPULAR GATO.
SIMONE SILVA COSTA MARTINS, HOJE PROFESSORA APOSETADA NO MUNÍCIPIO.
NELY DOS SANTOS, FILHA DA PROFESSORA MAFALDA.
VEJA HOJE QUEM TRABALHAM NESSA ESCOLA HOJE E OUTRAS QUE POR LÁ PASSARAM
PROFESSORAS:
MARIA CRISTINA, APOSENTADA E NA ATIVA
LAURA LÚCIA, APOSENTADA INATIVA
MARIA AUXILIADORA, APOSENTADA INATIVA
MARLY CÂNDIDA, APOSENTADA INATIVA
VÂNIA APARECIDA, APOSENTADA INATIVA
WALDA HELENA, APOSENTADA INATIVA
SOLANGE FARIA, APOSENTADA INATIVA
GISLAINE APARECIDA, PROFESSORA
IASMIN ANDRADE, PROFESSORA
SANDRA APARECIDA DE MORAES, AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
MOTORISTAS
SIDENIR BARBOSA DE FREITAS
LUCAS BORGES URZEDO
EDMAR CARLOS DE OLIVEIRA
SEGUNDO OS ENTREVISTADOS O PÁTIO DESSA ESCOLA FOI CONSTRUÍDO NA ADMINISTAÇÃO MARIA CECÍLIA SEVERINO DE FREITAS
DA NOVA ESCOLA INAUGURADA AOS 31 DE JANEIRO DE 1.988, NA ADMINISTRACÃO DO PREFEITO VANTUIDES MENDES DA SILVA, O QUAL NA ÉPOCA COMPROU 3 LITROS DE CHÃO QUE PERTENCIA AO SR° MANOEL COSTA DE FREITAS.
ANTERIORMENTE, ELE NOS DISSE QUE ESSAS TERRAS PERTENCIA A FAMÍLIA ANDRAUS. PRÓXIMO A ESCOLA EXISTIA UMA VENDA (PONTO DE COMÉRCIO E UMA SAPATARIA),
HOJE É UMA MORADIA DE MAIS OU MENOS 100 ANOS, A QUAL RESIDE O ATUAL PROPRIETÁRIO DA TERRA, O SR° SIDENIR BARBOSA FREITAS.
ANTÔNIO CÉSAR AUXILIAR TÉCNICO DE CULTURA ENTREVISTOU A SENHORA NELY DOS SANTOS, FILHA DA PRIMEIRA PROFESSORA DA ESCOLA A SENHORA MAFALDA DE MELO SANTOS.
ELA ME DISSE QUE: APR IMEIRA ESCOLA ERA NO BARRACÃO DA IGREJA, E QUE NAQUELA ÉPOCA ESTA PROFESSORA LECIONAVA PARA MAIS OU MENOS 105 ALUNOS DURANTE TODO0 DIA,
E AINDA A NOITE LECIONAVA AULAS PARA PESSOAS NO MOBRAL.
TEMPOS DEPOIS A PROFESSORA MAFALDA RESOLVEU AJUDAR A ERGUER A ESCOLINHA ANTIGA, QUE FOI FEITA COM DINHEIRO DE FESTAS, PRENDAS E OUTROS.
O PREFEITO DAQUELA ÉPOCA ERA O SR* VALTRUIDES CARVALHO DE AZAMBUJA MAISCONHECIDO COMO (NEM).