DestaqueGovernoNotícias

CRIANÇAS GANHARAM UM DIA DE PESCARIA NO LAGO EM GURINHATÃ

CRIANÇAS GANHARAM UM DIA DE PESCARIA NO LAGO EM GURINHATÃ

As crianças de Gurinhatã tiveram um dia especial com direito a pescaria. Isso mesmo. O Dia da Criança, além das guloseimas, presentes, muitos brinquedos, cerca de 30 bicicletas sorteadas, e muita diversão, teve como foco principal a PESCARIA DA CRIANÇA no Lago do Centro Turístico Vítor Faria Cardoso.

Foram mais de 1.000 peixes grandes soltos no Lago pela Prefeitura Municipal, na semana que antecedeu ao Dia das Crianças, onde somente elas tinham o direito de pescar e levar para casa o seu prêmio, num projeto inovador, diferente e que se tornou um destaque no Estado de Minas Gerais por conta da sua grandiosidade para os pequeninos.

“Estamos entregando obras importantes toda semana em Gurinhatã, Flor de Minas e Zona Rural, mas a maior obra que temos é cuidar das pessoas, e nada mais bonito que ver a alegria dessas crianças, a empolgação dos pais com essa pescaria só delas, tudo em nome da família”, disse o prefeito Wender Luciano, que durante todo o dia, ajudou a coordenar, acompanhou os pais, orou pelas crianças e pela família, e trabalhou até mesmo como pipoqueiro na festa das crianças.

NotíciasSaúde

ATENÇÃO ESPECIAL ÀS GESTANTES NO PSF DONA FRANCISCA TOSCANO

ATENÇÃO ESPECIAL ÀS GESTANTES NO PSF DONA FRANCISCA TOSCANO

Mais uma importante reunião com o Grupo de Gestantes foi realizada no dia 11/10, no PSF Dona Francisca Toscano Cardoso.

Na oportunidade ocorreu uma palestra com a fisioterapeuta Patrícia Junqueira, junto às futuras mamães, abordando o tema ‘Práticas da atividade física na gestação de acordo com os princípios fisiológicos específicos para gestantes e práticas da automassagem’.

O Mês de Outubro se refere à Conscientização e a Prevenção ao Câncer de Mama e do Colo do Útero e nesta ocasião, a enfermeira Cristiane Munique RT da unidade de Saúde, pautou uma palestra com orientações sobre o assunto, tendo a presença dos agentes comunitários de Saúde.

NotíciasSaúde

PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA – AUTO EXAME E EXAMES DE ROTINA

PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA – AUTO EXAME E EXAMES DE ROTINA

Embora seja um tema difícil de tratar, falar abertamente sobre o câncer pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar o conhecimento e diminuir o temor associado à doença.

Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Mas muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável.

Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais. Detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade.

Suas mamas são únicas, assim como você. É comum que uma das mamas seja maior que a outra ou que tenham formatos diferentes.

Quando a mulher conhece bem o seu corpo, ela pode perceber mudanças que são normais nas mamas e ficar alerta para um sinal ou sintoma suspeito de câncer de mama.

A informação pode ajudar a salvar vidas. Por isso, elaboramos esta cartilha para orientar mulheres e homens a respeito da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama.

É POSSÍVEL REDUZIR O RISCO DE CÂNCER DE MAMA?

Sim. Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

ALÉM DO AUTOEXAME E DE ESTAREM ATENTAS AO PRÓPRIO CORPO, É RECOMENDADO QUE AS MULHERES FAÇAM EXAME DE ROTINA?

Sim. A mamografia é um exame que pode ser feito de rotina (rastreamento) para identificar o câncer antes de a mulher ter sintomas. As mulheres devem ser informadas sobre os benefícios e riscos dessa prática.

Fonte: Ministério da Saúde

Acessar o conteúdo