GovernoNotícias

90% dos municípios mineiros em dificuldade para pagar o 13º

Última atualização em 28 de novembro de 2018

“A nossa esperança está na entrada de um novo governo na União e no Estado. A nossa esperança está no cumprimento de suas obrigações e em especial, de um governo que respeite o povo, as pessoas, os pais de família que moram nos municípios. Dar calote nas prefeituras não atinge apenas os prefeitos, mas principalmente as pessoas que precisam ir para as escolas, que precisam de atendimento na saúde e em especial, que precisam de respeito que esse governo de Minas Gerais não teve nos últimos anos” – prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano.

MUNICÍPIOS – Exoneração de cargos comissionados, parcelamento de salários, dívida com fornecedores e paralisação de alguns serviços prestados à comunidade tem sido o reflexo nas últimas semanas do grave problema financeiro vivido pelas Prefeituras de Minas Gerais, cuja gestão do Governado Fernando Pimentel foi considerada a pior situação em todo o país, em reportagem apresentada pela Rede Globo.

“Basta! Chega de confiscar o dinheiro dos municípios!”. Esse foi o grito dado por prefeitos mineiros na manhã desta terça-feira (27), para reivindicar os recursos que não estão sendo repassados pelo Governo de Minas Gerais às cidades do Estado, impactando diretamente os serviços prestados à população. O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), 1º vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, participou de encontro, que contou com a presença do consultor da CNM Ângelo Roncalli.

Conforme dados da Associação Mineira dos Municípios (AMM), atualizados em 22/11/2018, a dívida do Estado com os municípios já ultrapassa os R$ 10,5 bilhões. Os números indicam o débito em repasses que deveriam estar sendo pagos regularmente por meio do Fundeb, IPVA, ICMS, transporte escolar, piso mineiro de assistência social.

Além disso, a pesquisa do Ranking de Eficiência dos Municípios aponta que, das 853 cidades mineiras, 656 (76%), dependem quase que exclusivamente de verbas repassadas pelo Estado e pela União. A crise gerada pelo Governo de Minas já atinge 90% dos municípios.

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases e Portal Mídia Mineira.