Setor Rural

AÇÃO DO PROTEJA FORTALECE A AGRICULTURA FAMILIAR EM GURINHATÃ

Última atualização em 13 de julho de 2023

GURINHATÃ – Levar qualidade para a merenda escolar e ainda fortalecer o setor produtivo rural, é uma das metas trabalhadas pela Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento Municipal de Educação e Cultura, cujo incentivo à produção e compra de produtos da agricultura familiar é uma das ações estipuladas pelo PROTEJA – Estratégia Nacional para Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil.

Em Gurinhatã, o Departamento Municipal de Educação e Cultura no ano de 2022, utilizou mais de 60% da verba do PNAE em produtos da agricultura familiar.

Para a nutricionista Edilaine Nunes, o aumento do consumo de produtos in natura nas escolas, tem o propósito de incentivar a alimentação saudável e reduzir os casos de sobrepeso e obesidade infantil, garantindo melhor qualidade de vida.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) determina que 30% do valor repassado pelo FNDE deve ser utilizado na compra direta de produtos da agricultura familiar. A aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para o PNAE contribui para ofertar uma alimentação saudável e adequada, respeitar a cultura e as tradições locais, formar hábitos alimentares saudáveis, alcançar o desenvolvimento sustentável e adquirir gêneros alimentícios diversificados, produzidos na região.