EducaçãoNotícias

Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação

Última atualização em 10 de julho de 2017

GURINHATÃ – Foi realizada no final de junho, no Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação de Gurinhatã.

“O Pressuposto é que queremos melhorar a educação que temos e, para isso, refletimos sobre a realidade e sobre o que fazer para muda-la.  Planejar a educação é algo que vem se aperfeiçoando ao longo do tempo”, disse a diretora do Departamento, Olésia Martins.

O monitoramento é um ato contínuo de observação, pelo qual são tornadas públicas as informações a respeito do progresso que vai sendo feito para alcance das metas definidas. A avaliação é um ato periódico de dar valor aos resultados alcançados até aquele momento, às ações que estejam em andamento e àquelas que não tenham sido realizadas, para determinar até que ponto os objetivos estão sendo atingidos e para orientar a tomada de decisões.

Assim, monitorar e avaliar são etapas que se articulam continuamente em um único processo; contribuem para o alcance das metas propostas, apontam as lacunas e eventuais mudanças necessárias no percurso e incorporam ao plano o caráter de flexibilidade necessário para absorver as demandas da sociedade.

De acordo com a proposta metodológica apresentada, será utilizada para “Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação”, 4 etapas: Etapa 1: Organizar o trabalho; Etapa 2: Estudar o plano; Etapa 3: Monitorar as metas e estratégias continuamente; e Etapa 4: Avaliar o plano periodicamente.

Considerando a autonomia do município foi nomeada as comissões e equipes técnicas determinadas por ato legal (portarias) contribuindo assim com a mobilização e a participação social no processo.