EducaçãoNotícias

CIE AMVAP se reuniu nesta quinta-feira (02)

Última atualização em 6 de dezembro de 2021

O Conselho Intermunicipal de Educação da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale Paranaíba (CIE Amvap) se reuniu nesta quinta-feira (02), na sede da entidade, em Uberlândia, para falar sobre os desafios da educação. “Foi um ano de trabalho diferenciado, porque a educação exige uma dedicação diária e a pandemia trouxe grandes obstáculos, principalmente na adaptação do ensino a distância. Muitos dos nossos professores, que não dominavam as ferramentas necessárias para realização das aulas online, tiveram que de se reinventar e estudar essas ferramentas”, afirma a presidente do conselho e secretária municipal de educação de Capinópolis, Iracilda Pereira Duarte.
Durante a reunião os educadores participaram de uma palestra sobre o Fundeb e os 25% da educação e um bate papo sobre liderança com a educadora Chynthia Jacob, que é fundadora da Mais Que Educar e especialista em treinamento. “Não existe melhor ferramenta para tornar alguém líder do que os desafios. Eles nos movimentam, tiram da zona de conforto e faz com que tenhamos atitudes que não teríamos estando dentro da zona de conforto. Então, o principal requisito é o líder se ver como líder; ver a educação como propósito de vida; entender que ele está passando para construir um legado, mas é necessário buscar desenvolvimento, com estudos, encontros e congressos”, explicou Chyntia.
Para o conselho, 2022 será um ano desafiador. “Nós vamos viver um mundo novo pós-pandemia, com pouco de distanciamento ainda e um novo desafio do mundo tecnológico. No passado era proibido levar celular na sala de aula, mas no futuro o celular será o caderno do aluno. Os municípios terão que investir na tecnologia para os alunos e professores”, finalizou.