EducaçãoNotíciasObras

COMUNICADO –  AULAS SUSPENSAS NA ESCOLA JOÃO BORGES DE CASTRO

Última atualização em 18 de fevereiro de 2020

GURINHATÃ – A Prefeitura Municipal e o Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer suspenderam as aulas na Escola Municipal João Borges de Castro em Flor de Minas.

Na manhã desta terça-feira, 18/02, a diretora da escola, Michelle Borges, comunicou à diretora do Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – DEMEC, Olésia Martins, que 20 alunos e 05 funcionários da escola apresentaram sintomas de febre, dor de garganta e dor no corpo, e até o final da tarde o número subiu para 32.

De imediato foram acionados órgãos de Saúde do Município, bem como de Endemias, além de ser comunicado ao prefeito municipal. O prefeito, por sua vez, solicitou à Copasa que comparecesse à escola para recolhimento de amostra da água para análise, além de outros procedimentos junto à equipe do Departamento de Saúde, para uma averiguação geral na escola quanto aos possíveis fatores. Foi solicitado ainda a presença de médico do PSF de Flor de Minas e a nutricionista da área da Educação.

Segundo o DEMEC, quando a diretora da escola entrou em contato com a Secretaria, imediatamente foi acionado a Vigilância Sanitária, Epidemiologia e Departamento de Saúde, para que fosse feito uma sondagem imediata e chegar às causas do problema. Para isso foram coletadas amostras de água para análise, tanto das caixas d’água como da rede urbana. Os alunos e funcionários tiveram atendimento médico e foram orientados a como proceder diante do mal-estar.

Diante do exposto o DEMEC considerou como melhor ação, suspender as atividades escolares da Escola Municipal João Borges de Castro, nos dias 19, 20, e 21/02 por medidas preventivas, onde de acordo com o médico que os atendeu, essa seria a decisão mais viável até que se tenha os resultados de exames coletados.

Os alunos foram assistidos por uma equipe completa do Departamento de Saúde, com médico, nutricionista, enfermeiros, agente da Vigilância Sanitária e epidemiologia.

O DEMEC deixou claro que até o momento não houve caso de nenhuma desses atendidos em estado grave. Tudo sobe controle, as medidas tomadas são preventivas, e para inspeção in loco na escola e arredores, cujos sintomas levam a suspeitas de dengue, mas ainda sem comprovação. Foi enviado um comunicado aos pais, bem como as orientações médicas seguiram nos grupos via WhatsApp orientando-os sobre os sintomas e caso precisem, procurar o atendimento médico.