AgendaDesenvolvimentoNotícias

Dia de devolução de embalagens de agrotóxicos em Gurinhatã

Última atualização em 23 de outubro de 2017

GURINHATÃ – Produtores rurais de Gurinhatã, tem compromisso nesta terça-feira, 24, no ato de devolução de vasilhames e embalagens de agrotóxicos, no Parque de Exposições Francisco Martins Ferreira.

De acordo com o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Francisco Cardoso (Peninha), órgãos e instituições ligadas ao setor produtivo rural se mobilizam em Gurinhatã para aperfeiçoar o sistema de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos, e realizam neste dia 24 de outubro, evento para recolhimento das embalagens. “Esse trabalho está mobilizando a Prefeitura Municipal, IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária, INPEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias e Sindicato Rural”, disse.

A Legislação Federal (Lei 9.974 / 2000 e Decreto 4.074 / 2002) determina que a destinação correta das embalagens vazias de defensivos agrícolas cabe a todos os agentes atuantes na produção agrícola: agricultores, canais de distribuição/ cooperativas, indústria fabricante e poder público.

O INPEV representa a indústria fabricante nesse processo, retirando as embalagens vazias que foram devolvidas nas unidades de recebimento e as enviando para a correta destinação – reciclagem ou incineração.