GovernoNotícias

Gurinhatã chega aos 55 anos de história

Última atualização em 29 de setembro de 2017

“É tempo de comemorar e de agradecer. Comemorar os 55 anos de história. É também hora de agradecer a toda família de Gurinhatã e Flor de Minas. Gente ordeira e trabalhadora da cidade e do campo, que ajudou a construir a nossa história. Estamos melhorando o atendimento na saúde, a qualidade da educação, o atendimento social, o desenvolvimento de projetos para o setor rural, além de melhorar a infraestrutura urbana e rural. Obrigado a todos aqueles que amam a nossa terra querida, que demonstram amor e gratidão, e juntos, ajudam a CONSTRUIR UM NOVO FUTURO. Um futuro que reforça os pilares do desenvolvimento e confirma o nosso propósito de levar qualidade de vida à nossa gente. Que DEUS continue abençoando e iluminando as nossas famílias” – prefeito Wender Luciano

GURINHATÃ – Com 5.959 habitantes divididos em cidade, comunidades rurais e no Distrito de Flor de Minas, o município de Gurinhatã comemora 55 anos de emancipação político administrativa neste dia 30 de setembro.

Gurinhatã surgiu como povoado no município de Ituiutaba, foi criado distrito de São Jerônimo no mandato do Prefeito de Ituiutaba Sr. Adelino de Oliveira Carvalho entre 1936 e 1940.

O nome GURINHATÃ, que em linguagem indígena vem a ser “GUIR-ENHÉ-ATÁ, “AVE QUE CANTA MUITO”, no entender do historiador Dr. Idelweis Teixeira, “PEQUENO PÁSSARO AZUL”.

Gurinhatã passou a distrito de Ituiutaba pelo Decreto-Lei Nº 1058, de 31 de dezembro de 1943. O município foi criado em 31 de dezembro de 1962, pela Lei Estadual Nº 2764, assinada pelo então Governador José Magalhães Pinto. Já sua instalação deu-se em 1º/03/1963.

O aniversário de Gurinhatã é comemorado no dia 30 de setembro, por conta da Lei Municipal Nº 121, de 18 de setembro de 1971, que criou o Dia do Município, instituindo o dia 30 de setembro que é dedicado à São Jerônimo, padroeiro da cidade.

Seu antigo Arraial Satélite, chamado GURITA, pela Lei Nº 8285, de 8 de outubro de 1982, foi elevado a Distrito, com o novo nome de FLOR DE MINAS, sendo instalado solenemente em 16 de março de 1983.

Instalado o município, foram realizadas as primeiras eleições, saindo vitorioso, ADALARDO MUNIZ BORGES, primeiro prefeito de Gurinhatã, eleito em 30 de junho de 1963 e empossado em 30 de agosto de 1963, juntamente com seu vice-prefeito, Lázaro Ferreira de Lima.