GovernoNotícias

Segurança Pública em debate na Câmara Municipal de Gurinhatã

Última atualização em 3 de maio de 2017

GURINHATÃ – Com a presença de todos os vereadores, do prefeito municipal, representantes do setor rural, Consep, comércio e das igrejas de Gurinhatã, aconteceu na manhã desta quarta-feira, reunião no recinto da Câmara Municipal para discutir o tema “Segurança Pública”, que vem se tornando um grande problema, sendo sentida pela população do município, que tem aumentado o medo com o crescimento na onda de assalto a residências e nas propriedades rurais.

Na reunião, o presidente da Câmara, Edson Rodrigues enfatizou as reclamações e o aumento do registro de casos, principalmente em residências e na zona rural, chamando a atenção de toda comunidade para se unir em torno da questão.

Presente na reunião, o prefeito Wender Luciano disse que esteve no início do ano em reunião com o comando da Polícia Militar em Ituiutaba, onde solicitou a implantação de dois novos Postos, sendo Posto de Policiamento para Gurinhatã e outro para Flor de Minas, sendo entregue ofício ao comando do Batalhão. Ainda segundo o prefeito, no último dia 20, em reunião com a delegada de Polícia, Dra. Ludmila Borges, foi tratado sobre o combate às drogas, incluindo o álcool, e de que forma poderia haver uma ação conjunta para isso.

Também foi falado sobre a reunião com os membros do Conselho Tutear, que comentaram sobre a pouca iluminação nas praças, inclusive com canteiros com Pingo de Ouro, que tem servido de esconderijo para droga, que inclusive já serviu para que a Prefeitura iniciasse a retirada dos pingos de ouro das praças, da poda da árvore da Praça da Prefeitura, e em breve a melhoria na iluminação das mesmas.

Todos os vereadores usaram da palavra, bem como lideranças da comunidade, como o presidente do Consep – Conselho de Segurança Pública, Antônio Pedro da Costa, e o presidente do Sindicato Rural de Gurinhatã, Gilson Guimarães.

De acordo com os relatos apresentados na reunião, é crescente o número de roubas em residências, furto de veículos, bem como na zona rural, onde a cada semana se registra o furto de gado.

A união da comunidade na formação de uma rede de informações, além do aumento do efetivo de policiais são algumas das ações necessárias para mudar o quadro preocupante no município, que tem uma grande área de extensão, além de ser uma rota de passagem entre o Mato Grosso e São Paulo.

As lideranças presentes na reunião definiram o agendamento de uma audiência com o comando da Polícia Militar, bem como com representantes do Governo do Estado para dar solução a esse problema. Para se ter uma ideia, o efetivo de policiais no município vem caindo a cada ano, e mais uma vez, o município pode perder mais dois policiais a partir do próximo mês.