EducaçãoNotícias

Gurinhatã realiza mais uma Jornada Mineira

Última atualização em 17 de setembro de 2017

GURINHATÃ – O município de Gurinhatã realizou com muito sucesso mais uma Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. Este ano a Jornada foi elaborada na modalidade “Visita Guiada” com a participação da Escola Municipal João Borges de Castro, do Distrito de Flor de Minas.

O evento foi uma visita guiada à Cachoeira do Córrego Piedade e ao Cruzeiro instalado próximo. Hoje, o local pertence ao Assentamento Piedade, cuja diretoria, através de sua presidente Keila, recebeu com muita cordialidade os visitantes e alunos da Escola João Borges de Castro.

A Jornada Mineira em Gurinhatã aconteceu no último dia 30 de agosto, com saída da Frente da Escola João Borges de Castro às 13 horas, tendo ainda acompanhando a jornada, os professores Maria Elília, Lúcia Marcolino, Rúbia, a supervisora Solange Campos, o técnico Antônio Cézar da Costa e o historiador Cláudio Scarparo.

Chegando na sede do assentamento os alunos ouviram relatos dos moradores de como era a vida na localidade, que hoje é um bem cultural do município. Segundo os moradores, no local, haviam mais moradores que no próprio Distrito de Flor de Minas. Ali passavam carros que iam para Santa Vitória e muitos paravam para dormir na pensão, que existia ali.

Também ouviram palestras sobre proteção e preservação do Patrimônio Cultural com a diretora do Departamento de Educação e Cultura Olésia Martins, com os técnicos Antônio Cézar e Cláudio Scarparo, além das boas vindas dadas pela presidente do Assentamento Keila. Para os técnicos, foi um momento muito produtivo com ótima participação dos alunos, que fizeram muitas perguntas e puderam assim, entender mais sobre a importância de preservar a história local.

O tema da Jornada este ano é “Outros Olhares Sobre o Patrimônio”. Com esta perspectiva os alunos então observaram o local, se divertindo nas belas águas da cachoeira. Também visitaram o cruzeiro colocado próximo à cachoeira e os casarões do entorno.

O evento teve o apoio do prefeito Wender Luciano, da diretora do Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Olésia Martins, da diretora da Escola Municipal João Borges de Castro, Micheli Borges e toda a sua equipe, além do chefe de Transportes Adilson Quintino.

As atividades foram encerradas com um saboroso lanche preparado pela Escola Municipal João Borges de Castro.