DestaqueSaúdeSocial

PSF de Flor de Minas promove encontro com gestantes e reforça orientações

A Prefeitura de Gurinhatã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da equipe do PSF Divino Gonçalves Pereira, no distrito de Flor de Minas, realizou nesta semana um importante bate-papo com o Grupo de Gestantes da unidade. A ação teve como objetivo levar informação, acolhimento e orientações essenciais para esse momento tão especial da vida das futuras mamães.
Durante o encontro, foram abordados temas fundamentais relacionados aos cuidados no puerpério, amamentação, higiene bucal, entre outros assuntos importantes para a saúde da mãe e do bebê. O momento também foi marcado pela troca de experiências e pelo esclarecimento de dúvidas das gestantes, fortalecendo o vínculo entre a equipe de saúde e as futuras mães atendidas pela unidade.
As orientações foram conduzidas pela responsável técnica da unidade, Renata Borges, com o apoio de toda a equipe do PSF, que tem desenvolvido um trabalho voltado à promoção da saúde, prevenção e cuidado humanizado junto à população de Flor de Minas.
A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a atenção básica de qualidade, investindo em ações que promovem mais conhecimento, segurança e bem-estar para as gestantes do distrito. Além de acompanhar a gestação, o trabalho da equipe também busca preparar as mães para o pós-parto e para os primeiros cuidados com o bebê, contribuindo para uma maternidade mais tranquila e saudável.
A Prefeitura de Gurinhatã segue trabalhando para ampliar o acesso à informação e fortalecer as ações de saúde preventiva, garantindo mais qualidade de vida para toda a população.

DestaqueEducação

O Viveiro Jovem – Horta na Escola tem transformado o dia a dia das crianças em Gurinhatã

A Prefeitura de Gurinhatã, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria de Agricultura e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, EMATER-MG, e Escola Municipal Cívico-Militar José Martins Alameu, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Criança e Adolescentes – CMDCA lançou e está trabalhando com o projeto “Viveiro Jovem”, com o tema “Horta na Escola”, uma iniciativa inovadora que une educação, sustentabilidade e desenvolvimento social.
O projeto surge com o propósito de promover uma atividade diferente e enriquecedora para os alunos, incentivando o contato com a natureza e fortalecendo valores essenciais para a convivência em sociedade. A proposta parte da observação de que, nos tempos atuais, crianças estão cada vez mais desconectados do momento presente, com uso excessivo de telas ocupando grande parte do tempo, além do aumento de dificuldades de convivência, preconceitos e casos de bullying.
Diante dessa realidade, o projeto “Horta na Escola” busca, por meio do cultivo coletivo e da interação com o meio ambiente, minimizar esses comportamentos, estimulando o trabalho em grupo, a cooperação, o respeito mútuo e o fortalecimento dos vínculos familiares.
Outro ponto importante da iniciativa é o fortalecimento da consciência ambiental e ecológica dos estudantes, além da participação ativa das famílias, já que os pais também serão inseridos no processo de plantio de mudas juntamente com os alunos, promovendo maior integração entre escola e comunidade.
A secretária municipal de Educação e Cultura, Beatriz Aline, destacou que o projeto chega com uma proposta inovadora e de grande impacto social.
“Esse projeto vem com uma cara inovadora e está utilizando recursos que voltarão para a própria comunidade, com a distribuição de alimentos às instituições da nossa cidade, começando pelas escolas municipais e depois se estendendo às demais instituições do município. É um trabalho sério, com método inovador, que com poucos recursos vai gerar economia e muitos benefícios para toda a sociedade”, ressaltou.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com uma educação transformadora, que vai além da sala de aula e prepara os alunos para a vida, promovendo valores, responsabilidade social e cuidado com o meio ambiente.

DestaqueNotícias

Feira na Praça celebra o Dia das Mães com homenagens, cultura e emoção em Gurinhatã

A Prefeitura de Gurinhatã realizou, nesta sexta-feira, 29 de maio, mais uma edição da tradicional Feira na Praça, reunindo a população em uma noite especial marcada por homenagens, apresentações culturais e momentos de confraternização. Nesta edição, o tema escolhido foi o Dia das Mães, proporcionando uma celebração repleta de carinho e reconhecimento às mães gurinhataenses.
Durante o evento, o prefeito Douglas Valente, acompanhado da primeira-dama e secretária municipal de Educação e Cultura, Beatriz Aline, e da diretora do Departamento de Assistência Social, Odineusa Araújo, realizou a entrega de rosas para todas as mães presentes. Além da homenagem, cada mãe recebeu um bilhete para participar de um sorteio especial preparado pela administração municipal.
A programação contou ainda com diversas apresentações realizadas pelos alunos da rede municipal de ensino, encantando o público presente e demonstrando o talento e dedicação das crianças e jovens do município. Participaram das apresentações o CMEI Menino Jesus, a Escola Municipal João Borges de Castro e a Escola Cívico-Militar José Martins Alameu, que emocionaram o público com performances culturais e artísticas.
Encerrando a noite em grande estilo, a Escola de Música UAIKITOKA realizou uma apresentação especial, levando música e alegria para a Praça Central e contribuindo para o clima de celebração e união entre as famílias.
A animação ficou por conta da dupla Ruan e Mancini que colocou todo mundo para dançar.
A Feira na Praça segue se consolidando como um importante espaço de integração social, valorização cultural e fortalecimento dos laços entre a comunidade e a administração municipal, reafirmando o compromisso da gestão Douglas e Coelho em promover eventos que aproximem a população e valorizem as famílias gurinhataenses.

Acessar o conteúdo