DestaqueSaúde

Prefeitura de Gurinhatã realiza Dia D de Multivacinação em Gurinhatã e Flor de Minas

A Prefeitura de Gurinhatã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste sábado, dia 20 de junho, o Dia D de Multivacinação, com atendimento simultâneo em Gurinhatã, no PSF Urbano Dona Francisca Toscano Cardoso, e em Flor de Minas, no PSF Rural Divino Gonçalves Pereira.
A ação teve como principal objetivo atualizar a caderneta de vacinação da população e ampliar a cobertura vacinal no município, reforçando a importância da imunização como uma das principais formas de prevenção contra diversas doenças.
Durante o Dia D, as equipes de saúde estiveram mobilizadas para atender a população, orientar sobre a importância de manter as vacinas em dia e garantir mais proteção para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
A mobilização contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Regia Ester, da coordenadora da Atenção Básica, Tainara Morais, além do apoio e dedicação das equipes de imunização das unidades de saúde do município, que trabalharam para assegurar um atendimento de qualidade à população.
A Prefeitura de Gurinhatã reforça que manter a vacinação em dia é um ato de cuidado individual e coletivo, essencial para proteger a saúde da população e evitar a circulação de doenças. A gestão municipal segue investindo em ações de prevenção, promoção da saúde e fortalecimento da atenção básica, levando mais cuidado, segurança e qualidade de vida para todos os gurinhataenses.

DestaqueSaúdeSocial

PSF de Flor de Minas promove encontro com gestantes e reforça orientações

A Prefeitura de Gurinhatã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da equipe do PSF Divino Gonçalves Pereira, no distrito de Flor de Minas, realizou nesta semana um importante bate-papo com o Grupo de Gestantes da unidade. A ação teve como objetivo levar informação, acolhimento e orientações essenciais para esse momento tão especial da vida das futuras mamães.
Durante o encontro, foram abordados temas fundamentais relacionados aos cuidados no puerpério, amamentação, higiene bucal, entre outros assuntos importantes para a saúde da mãe e do bebê. O momento também foi marcado pela troca de experiências e pelo esclarecimento de dúvidas das gestantes, fortalecendo o vínculo entre a equipe de saúde e as futuras mães atendidas pela unidade.
As orientações foram conduzidas pela responsável técnica da unidade, Renata Borges, com o apoio de toda a equipe do PSF, que tem desenvolvido um trabalho voltado à promoção da saúde, prevenção e cuidado humanizado junto à população de Flor de Minas.
A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a atenção básica de qualidade, investindo em ações que promovem mais conhecimento, segurança e bem-estar para as gestantes do distrito. Além de acompanhar a gestação, o trabalho da equipe também busca preparar as mães para o pós-parto e para os primeiros cuidados com o bebê, contribuindo para uma maternidade mais tranquila e saudável.
A Prefeitura de Gurinhatã segue trabalhando para ampliar o acesso à informação e fortalecer as ações de saúde preventiva, garantindo mais qualidade de vida para toda a população.

DestaqueSaúde

Gurinhatã promove caminhada em conscientização ao Maio Laranja

A Prefeitura de Gurinhatã, por meio de uma ação integrada entre as secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, realizou uma caminhada de conscientização pelas ruas e avenidas da cidade em alusão à campanha Maio Laranja. A mobilização contou ainda com a parceria do CMDCA — Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente — e do Conselho Tutelar.
A iniciativa teve como principal objetivo alertar a população sobre a importância do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, reforçando a necessidade da denúncia e da proteção das vítimas.
Durante a caminhada, servidores municipais, representantes dos órgãos envolvidos e alunos da escola estadual participaram ativamente da mobilização, levando mensagens de conscientização, faixas e orientações à comunidade. A participação dos estudantes fortaleceu ainda mais a ação, mostrando o engajamento das novas gerações na luta pela proteção das crianças e adolescentes.
O Maio Laranja é uma campanha nacional que busca sensibilizar a sociedade sobre um tema tão importante, promovendo informação, prevenção e o fortalecimento da rede de proteção.
A Prefeitura de Gurinhatã destaca que ações como essa reforçam o compromisso da gestão municipal com o cuidado, a proteção e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes do município.

Acessar o conteúdo