DestaqueEducação

O Viveiro Jovem – Horta na Escola tem transformado o dia a dia das crianças em Gurinhatã

A Prefeitura de Gurinhatã, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria de Agricultura e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, EMATER-MG, e Escola Municipal Cívico-Militar José Martins Alameu, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Criança e Adolescentes – CMDCA lançou e está trabalhando com o projeto “Viveiro Jovem”, com o tema “Horta na Escola”, uma iniciativa inovadora que une educação, sustentabilidade e desenvolvimento social.
O projeto surge com o propósito de promover uma atividade diferente e enriquecedora para os alunos, incentivando o contato com a natureza e fortalecendo valores essenciais para a convivência em sociedade. A proposta parte da observação de que, nos tempos atuais, crianças estão cada vez mais desconectados do momento presente, com uso excessivo de telas ocupando grande parte do tempo, além do aumento de dificuldades de convivência, preconceitos e casos de bullying.
Diante dessa realidade, o projeto “Horta na Escola” busca, por meio do cultivo coletivo e da interação com o meio ambiente, minimizar esses comportamentos, estimulando o trabalho em grupo, a cooperação, o respeito mútuo e o fortalecimento dos vínculos familiares.
Outro ponto importante da iniciativa é o fortalecimento da consciência ambiental e ecológica dos estudantes, além da participação ativa das famílias, já que os pais também serão inseridos no processo de plantio de mudas juntamente com os alunos, promovendo maior integração entre escola e comunidade.
A secretária municipal de Educação e Cultura, Beatriz Aline, destacou que o projeto chega com uma proposta inovadora e de grande impacto social.
“Esse projeto vem com uma cara inovadora e está utilizando recursos que voltarão para a própria comunidade, com a distribuição de alimentos às instituições da nossa cidade, começando pelas escolas municipais e depois se estendendo às demais instituições do município. É um trabalho sério, com método inovador, que com poucos recursos vai gerar economia e muitos benefícios para toda a sociedade”, ressaltou.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com uma educação transformadora, que vai além da sala de aula e prepara os alunos para a vida, promovendo valores, responsabilidade social e cuidado com o meio ambiente.

DestaqueNotícias

Feira na Praça celebra o Dia das Mães com homenagens, cultura e emoção em Gurinhatã

A Prefeitura de Gurinhatã realizou, nesta sexta-feira, 29 de maio, mais uma edição da tradicional Feira na Praça, reunindo a população em uma noite especial marcada por homenagens, apresentações culturais e momentos de confraternização. Nesta edição, o tema escolhido foi o Dia das Mães, proporcionando uma celebração repleta de carinho e reconhecimento às mães gurinhataenses.
Durante o evento, o prefeito Douglas Valente, acompanhado da primeira-dama e secretária municipal de Educação e Cultura, Beatriz Aline, e da diretora do Departamento de Assistência Social, Odineusa Araújo, realizou a entrega de rosas para todas as mães presentes. Além da homenagem, cada mãe recebeu um bilhete para participar de um sorteio especial preparado pela administração municipal.
A programação contou ainda com diversas apresentações realizadas pelos alunos da rede municipal de ensino, encantando o público presente e demonstrando o talento e dedicação das crianças e jovens do município. Participaram das apresentações o CMEI Menino Jesus, a Escola Municipal João Borges de Castro e a Escola Cívico-Militar José Martins Alameu, que emocionaram o público com performances culturais e artísticas.
Encerrando a noite em grande estilo, a Escola de Música UAIKITOKA realizou uma apresentação especial, levando música e alegria para a Praça Central e contribuindo para o clima de celebração e união entre as famílias.
A animação ficou por conta da dupla Ruan e Mancini que colocou todo mundo para dançar.
A Feira na Praça segue se consolidando como um importante espaço de integração social, valorização cultural e fortalecimento dos laços entre a comunidade e a administração municipal, reafirmando o compromisso da gestão Douglas e Coelho em promover eventos que aproximem a população e valorizem as famílias gurinhataenses.

DestaqueSaúde

Gurinhatã promove caminhada em conscientização ao Maio Laranja

A Prefeitura de Gurinhatã, por meio de uma ação integrada entre as secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, realizou uma caminhada de conscientização pelas ruas e avenidas da cidade em alusão à campanha Maio Laranja. A mobilização contou ainda com a parceria do CMDCA — Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente — e do Conselho Tutelar.
A iniciativa teve como principal objetivo alertar a população sobre a importância do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, reforçando a necessidade da denúncia e da proteção das vítimas.
Durante a caminhada, servidores municipais, representantes dos órgãos envolvidos e alunos da escola estadual participaram ativamente da mobilização, levando mensagens de conscientização, faixas e orientações à comunidade. A participação dos estudantes fortaleceu ainda mais a ação, mostrando o engajamento das novas gerações na luta pela proteção das crianças e adolescentes.
O Maio Laranja é uma campanha nacional que busca sensibilizar a sociedade sobre um tema tão importante, promovendo informação, prevenção e o fortalecimento da rede de proteção.
A Prefeitura de Gurinhatã destaca que ações como essa reforçam o compromisso da gestão municipal com o cuidado, a proteção e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes do município.

Acessar o conteúdo