EducaçãoNotícias

CIE AMVAP se reuniu nesta quinta-feira (02)

O Conselho Intermunicipal de Educação da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale Paranaíba (CIE Amvap) se reuniu nesta quinta-feira (02), na sede da entidade, em Uberlândia, para falar sobre os desafios da educação. “Foi um ano de trabalho diferenciado, porque a educação exige uma dedicação diária e a pandemia trouxe grandes obstáculos, principalmente na adaptação do ensino a distância. Muitos dos nossos professores, que não dominavam as ferramentas necessárias para realização das aulas online, tiveram que de se reinventar e estudar essas ferramentas”, afirma a presidente do conselho e secretária municipal de educação de Capinópolis, Iracilda Pereira Duarte.
Durante a reunião os educadores participaram de uma palestra sobre o Fundeb e os 25% da educação e um bate papo sobre liderança com a educadora Chynthia Jacob, que é fundadora da Mais Que Educar e especialista em treinamento. “Não existe melhor ferramenta para tornar alguém líder do que os desafios. Eles nos movimentam, tiram da zona de conforto e faz com que tenhamos atitudes que não teríamos estando dentro da zona de conforto. Então, o principal requisito é o líder se ver como líder; ver a educação como propósito de vida; entender que ele está passando para construir um legado, mas é necessário buscar desenvolvimento, com estudos, encontros e congressos”, explicou Chyntia.
Para o conselho, 2022 será um ano desafiador. “Nós vamos viver um mundo novo pós-pandemia, com pouco de distanciamento ainda e um novo desafio do mundo tecnológico. No passado era proibido levar celular na sala de aula, mas no futuro o celular será o caderno do aluno. Os municípios terão que investir na tecnologia para os alunos e professores”, finalizou.

NotíciasSaúde

Os Grupos de Tabagismo se reúnem: O alvo é derrotar o vício

Vencer o tabagismo. Esse é o principal objetivo de quem participa dos Grupos de Tabagismo dos PSFs de Gurinhatã. “O alvo é derrotar o vício. No grupo são trocadas experiências e vivências de pessoas que lutam para parar de fumar e o testemunho de quem conseguiu vencer essa batalha”, disse a secretária municipal de Saúde Marilu.
Os Grupos de Tabagismo se reúnem de três em três meses e os participantes contam com uma equipe multidisciplinar de saúde. “Temos médico, nutricionista, psicóloga, assistente social, farmacêutica, fisioterapia e odontóloga”, explicou.
Durante a pandemia as reuniões ficaram restritas a cinco pessoas e com todo o protocolo sanitário. “Geralmente os grupos são formados por 15 participantes, mas em 2021 foram apenas dois grupos de cinco pessoas cada”.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta ainda que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Só no Brasil, são 161.853 mortes anuais atribuíveis ao uso de tabaco, o que representa 443 mortes por dia e leva o tabagismo a ser o terceiro fator de risco para anos de vida perdidos ajustados por incapacidade. “Nossos grupos contam com o apoio do programa do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Quem quiser participar das reuniões pode deixar o nome com o agente comunitário de saúde do PSF”, finalizou.

NotíciasSaúde

Projeto possibilita uma rotina de hábitos mais saudáveis para crianças e jovens

A obesidade infantil é considerada um grave problema de saúde pública, pois como a criança está em fase de crescimento a gordura em excesso pode ter impacto negativo no crescimento, e no desenvolvimento dos ossos e dos músculos, além disso, a criança pode desenvolver doenças crônicas mais cedo. Infelizmente existem também os problemas de cunho social e emocional, como por exemplo, baixa autoestima, bullyng, isolamento social, etc.
Pensando nisso o educador físico Jerônimo Filho faz parte de um projeto que é gratuito e atende crianças e jovens. ‘’ São inúmeros os benefícios de praticar exercício físico. Meu objetivo é possibilitar uma rotina de hábitos mais saudáveis. Vários estudos mostram a importância da atividade física no combate a obesidade infantil’’. O educador ressalta que os exercícios são feitos ao ar livre, mantendo distância e seguindo todos os protocolos de prevenção contra a COVID-19.
Os exercícios variam entre caminhadas, corridas e alongamento, respeitando sempre a individualidade de cada criança. Eva Maria leva seu filho toda segunda e quarta a partir das 17h para o centro turístico Vitor Faria Carvalho. ‘’Ele não gosta de faltar, eu como mãe observei uma melhora no sono e na autoestima dele, agora ele tem mais confiança em si mesmo, ele se tornou uma criança mais alegre, mais ativa’’.

Acessar o conteúdo