NotíciasSaúde

Tablets são novas ferramentas de trabalho de Agentes de Saúde em Gurinhatã

GURINHATÃ – A Prefeitura de Gurinhatã adquiriu Tablets que foram entregues aos agentes de Saúde do Departamento Municipal de Saúde, que atuam diretamente no Programa Saúde da Família.

“Agradeço ao prefeito Wender Luciano em proporcionar essa nova ferramenta de trabalho, onde Gurinhatã dá um passo à frente de muitos municípios no atendimento ao cidadão”, comentou a diretora do Departamento de Saúde, Fabiana Nunes.

Segundo o prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano, o objetivo é otimizar o trabalho dos ACS nas visitas domiciliares, cujos Tablets vão facilitar a transmissão dos dados coletados, sem a necessidade de anotar informações sobre o paciente em papel e depois ter que transmitir para o sistema. “Menos tempos com a burocracia e mais tempo para atender o cidadão”, disse.

Outro ponto positivo é que através dos dados coletados e compilados, o Departamento de Saúde tem acesso ao perfil dos pacientes e pode planejar melhor ações assistenciais e de saúde voltadas à população.

O agente comunitário de Saúde tem um papel muito importante no acolhimento, pois cria vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe de saúde. Cada agente é responsável por um determinado território e número de pacientes, visitando-os regularmente.

 

GovernoNotícias

Prefeitura de Gurinhatã começa a emitir Alvará de Funcionamento 2020

GURINHATÃ – A Prefeitura Municipal de Gurinhatã informa às empresas (comércio, indústria e prestadores de serviços) do município, que o prazo para emissão do Alvará de Licença e Funcionamento, vence no dia 28 de fevereiro.

Todas as empresas dos diversos segmentos devem regularizar sua situação, e procurar o Departamento de Tributação para solicitar a renovação do Alvará.

Segundo o Departamento de Tributação da Prefeitura, devem ser emitidos cerca de 200 alvarás, diante um quadro de quase 250 empresas e prestadores de serviços cadastrados.

 

NotíciasSaúde

Combate à Dengue tem que ser reforçado em 2020

GURINHATÃ – Com o risco de surto de Dengue em vários estados brasileiros em 2020, o Departamento Municipal de Saúde de Gurinhatã compara os números registrados em 2019 para desenvolver ações de combate ao transmissor em 2020.

De acordo com relatório apresentado pela diretora do Departamento Municipal de Saúde, Fabiana Nunes, no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, foram realizados dois Levantamentos de Índices em Gurinhatã e dois em Flor de Minas em 2019. Na mesma direção, foram realizados Mutirões de Limpeza em Gurinhatã e Flor de Minas.

Segundo os dados apresentados no relatório, foram feitas 91 notificações de casos suspeitos de Dengue no Município em 2019.

“A população deve participar efetivamente do trabalho de combate à Dengue, eliminando em suas residências, dos possíveis criadouros”, alertou Fabiana.

Acessar o conteúdo