EducaçãoNotícias

Conselho Intermunicipal de Educação se reúne na Amvap

Última atualização em 11 de abril de 2018

A diretora do Departamento de Educação de Gurinhatã, Olésia Martins participou das discussões na sede da AMVAP em Uberlândia

AMVAP – O Conselho Intermunicipal de Educação da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – CIE/Amvap se reuniu na manhã desta terça-feira (10/04) na sede da associação no distrito industrial em Uberlândia.

Com presença maciça de secretários de educação e servidores municipais da pasta foram discutidos temas como a implementação da nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

De acordo com o Ministério da Educação entre as demandas pelo processo de implementação da BNCC estão a preocupação com a governança e o regime de colaboração, a elaboração dos currículos, materiais didáticos, formação de professores, avaliações e monitoramento.

Para tanto o CIE/Amvap vem promovendo discussões e acompanhando de perto os municípios no cumprimento dos processos relativos a estas diretrizes criadas no FNDE a partir da portaria nº 331 de 5 de abril de 2018.

A reunião também tratou sobre o programa Brasil Carinhoso, programa Mais Alfabetização, e sobre CNPJ para secretaria de educação. O conselho orienta que a movimentação dos recursos financeiros, creditados na conta bancária única e específica do Fundeb, deve ser realizada pelo(a) secretário(a) de educação, atuando mediante delegação de competência deste e como ordenador de despesas.

A presidente do CIE e Secretária Municipal de Educação e Cultura de Capinópolis, Iracilda Pereira Duarte, destacou aos participantes que a troca de experiência e a construção de novos processos em conjunto entre os municípios é um incremento na qualidade do resultado final em prol da educação regional.