EducaçãoNotícias

Formação Continuada na Educação em Gurinhatã

Última atualização em 29 de maio de 2017

GURINHATÃ – A Prefeitura de Gurinhatã por intermédio do Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, realizou no último dia 25, o 1º Seminário de Educação Municipal de Gurinhatã, com o tema “A Inteligência Emocional e inclusão na sala de aula”.

Segundo a diretora do Departamento de Educação, Olésia Martins, o objetivo do Seminário foi propor uma reflexão sobre a inteligência emocional e os processos inclusivos nos diferentes espaços educativos, considerando os processos de ensino e de aprendizagem como centrais para a inclusão sócio educacional dos sujeitos com deficiência.

“A Educação é o setor mais importante para a formação de bons cidadãos, e juntos, família em casa, e profissionais da educação nas salas de aula, temos a certeza da construção de um novo futuro através da Educação”, afirmou o prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano.

O evento constitui-se como um espaço para debates e trocas de experiências educacionais, buscando potencializar o papel da escola e fomentar a ação do professor diante da inclusão do sujeito no espaço educativo.

Olésia Martins disse ainda que esses seminários acontecerão no decorrer do ano com o objetivo de discutir temas educacionais e também como intercâmbio e troca de experiências entre os profissionais da educação e sociedade. “A escola precisa ir além dos muros, buscar parcerias e trocar informações com os demais sujeitos sociais”, disse. “O trabalho em equipe desenvolvido entre as equipes pedagógicas e professores das escolas, tem sido muito importante uma vez que todos estão empenhados no foco principal que é o aluno”, completou a diretora.

A inteligência emocional, difundida por Daniel Goleman, é a capacidade de ter consciência de seus sentimentos e de saber como usá-la, gerenciando seu pensamento e sendo otimista e solidário conseguindo, desta forma, empatia com os sentimentos das outras pessoas.

Segundo Dalgalarrondo (1008), a inteligência emocional diz respeito a um conjunto de capacidades relativas ao processamento de informações sociais que incluem as habilidades de: autoconsciência emocional, empatia, consciência emocional do outro, capacidade de utilizar emoções para fazer julgamentos, capacidade de administrar conflitos, habilidade de construir laços de trabalho e de trabalhar em equipe.

Participaram do Seminário, diretores, supervisores, professores e demais funcionários da Rede Educacional Municipal de Gurinhatã, tendo como palestrante, o psicólogo e professor André Luís de Oliveira Souza.