EducaçãoNotícias

Grande Sítio Arqueológico é encontrado em Gurinhatã

Última atualização em 22 de julho de 2017

GURINHATÃ – O Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por intermédio da equipe técnica do Patrimônio Cultural de Gurinhatã encontrou, nesta última quarta-feira, dia 19, um dos maiores sítios arqueológicos do tipo lítico lascado, em Gurinhatã.

O achado se deu em uma busca por bens culturais na Zona Rural do município, na Serra da Mesa, onde a equipe se deparou com vários artefatos lascados, em vários tipos de rocha. São inúmeras lascas espalhadas por um raio de mais de um quilômetro de distância, em uma altitude de mais de 600 m, em meio à vegetação do tipo cerrado.

Foram identificados, num primeiro momento, raspadores, perfuradores, facas e outros artefatos líticos (de pedra), que eram as ferramentas utilizadas pelos grupos pré-históricos, que não utilizavam o metal, mas somente os instrumentos feitos de pedra. Não foram encontrados materiais de cerâmica, o que pode indicar que estes grupos eram anterior à época das instalações de aldeias, ou seja, eram grupos caçadores e coletores, que andavam à procura de caça. Dentre os achados um foi singular: uma ponta de flecha em cristal, comprova o uso deste artefato para a caça de animais maiores.

Como a região é rica em serras e em paredões, há uma possibilidade de que estes grupos usavam os mesmos para sua morada e que podem ser encontradas ainda, algum tipo de pintura rupestre entre os corredores de serras que cortam os municípios de Gurinhatã, Campina Verde, Prata e Ituiutaba.

Estavam presentes nesta pesquisa o historiador Cláudio Scarparo Silva e o técnico Antônio César da Costa. Os materiais foram fotografados e serão registrados em fichas próprias do município, para sua salvaguarda, sendo informados ao Ministério Público Estadual para conhecimento e também para o Ministério Público Federal e ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O local ainda servirá de visitação para trabalhos de educação patrimonial, junto às escolas municipais.

Todo o trabalho tem o apoio da diretora do Departamento de Educação e Cultura, Olésia Martins e do prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano, cuja proposta de trabalho é desenvolver o município com o auxílio de pesquisas científicas e atividades culturais para a atração de investimentos para uma melhor qualidade de vida para a população.