EducaçãoNotícias

Novo Sítio Arqueológico é encontrado em Gurinhatã

Última atualização em 6 de outubro de 2017

GURINHATÃ – Novo sítio arqueológico é encontrado no município pela equipe técnica do Patrimônio Cultural.

O novo sítio denominado “da mesa” devido a sua localização na Serra da Mesa, é mais uma descoberta atestando a passagem de grupos caçadores coletores em um período remoto que pode chegar à fase do paleolítico superior e até mesmo do médio com datações aproximadas de 40.000 AP. O que faz esta teoria ganhar corpo são os artefatos serem encontrados em grandes quantidades no topo das serras, como se estes grupos estivessem em um lugar estratégico e de segurança.

Em baixo, próximo à serra, já foram encontrados fósseis de crocodilos de, segundo o paleontólogo Dr. Max Langer, da USP –  Campus de Ribeirão Preto, 70 milhões de anos, e que, segundo o mesmo paleontólogo, toda a área em baixo das serras era dominada por extensos mares, com várias espécies de animais, dentre eles os crocodilos. As faixas estratigráficas das serras, também supõem, que toda esta região era banhada por extensos mares, que foi secando até os níveis atuais.

Segundo o historiador Cláudio Scarparo Silva, ainda é cedo para uma conclusão, mas que os achados com certeza vão direcionar as pesquisas, que vão contribuir para um melhor conhecimento da pré história da região.  Além do historiador a equipe contou com a presença do técnico Antônio Cézar da Costa, conhecedor da região e que muito está contribuindo para a movimentação da equipe dentro das serras.

Além do material arqueológico encontrado a equipe constatou que as serras do município carregam um grande potencial para o turismo de aventura. São lugares de belezas paisagísticas e que podem ser aproveitados em várias modalidades turísticas e esportivas. Os trabalhos realizados têm o apoio da diretora do Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Olésia Martins, que está seguindo a determinação do prefeito Wender Luciano, que é de descobrir e promover o potencial do município de Gurinhatã em todos os setores.