NotíciasSaúde

Atenção Primária tem reflexos na qualidade de vida da comunidade

Última atualização em 6 de abril de 2018

GURINHATÃ – Com ações efetivas de prevenção através de reuniões, atividades físicas e até mesmo na orientação quanto a alimentação e atitudes saudáveis, as equipes de Atenção Primária conseguem melhorar a qualidade de vida de uma comunidade.

Esse tem sido um grande investimento feito pela Prefeitura através do Departamento de Saúde, cujo principal reflexo vem na diminuição de internações, exames e tratamentos.

Para se ter ideia, Gurinhatã tem três equipes atuantes, sendo que uma delas atua em Flor de Minas. Uma dessas equipes comanda o PSF Orlandino Bento de Oliveira, cuja enfermeira responsável Silvania Ribeiro informou que na Unidade existem um total de 1.745 pessoas cadastradas, sendo 402 em cobertura de área específica na zona urbana, e outras 1.333 da zona rural.

A Unidade tem atuado com grupo de Hiperdia, que envolve hipertensos e diabéticos, bem como as ações com gestantes, puericultura, dentre muitas outras atividades preventivas.

Para especialistas, o trabalho da Atenção Primária é de suma importância para o bem estar e a qualidade de vida de todos, e isso reflete até mesmo junto aos idosos, que é um grupo que tem ao longo dos últimos anos deixado de lado a vida sedentária para uma vida ativa e mais saudável.