NotíciasSaúde

Combate ao morcego hematófago em Gurinhatã

Última atualização em 21 de agosto de 2017

GURINHATÃ – A Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Centro de Controle de Endemias tem atendido ao chamamento de produtores rurais para a captura e combate aos morcegos hematófagos em suas propriedades.

Segundo o coordenador do Centro de Endemias, Vilson Donizete, na última semana estiveram em visita para atender uma solicitação por parte do senhor Edson, na Região do Monjolinho, quanto a presença de morcegos.

De acordo com Vilson, esse é um trabalho constante feito pelo Departamento, e sempre que as pessoas notarem a presença dos morcegos, devem entrar em contato com o setor.

O próprio IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária tem intensificando as ações de controle da raiva e recomenda que, os criadores de gado comuniquem a existência de abrigos de morcegos, ocorrências de mordeduras e mortes nos rebanhos cuja causa seja considerada desconhecida.

Para combater o morcego, o método mais eficiente de combate aos morcegos hematófagos é capturar, periodicamente, alguns deles, e lhes aplicar, no dorso, uma pomada.

Quando esses animais retornam para seu grupo, são lambidos pelos outros, que assim morrerão por hemorragia.