NotíciasSaúde

Controle de Endemias atua no combate ao barbeiro em Gurinhatã

Última atualização em 29 de agosto de 2017

GURINHATÃ – A Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde reinicia nesta semana as ações de combate ao barbeiro e prevenção à doença de chagas.

Segundo o coordenador do Centro de Controle de Endemias, Vilson Donizete, a equipe retorna a essa ação começando pela região do Barreirinho, levando informação e eliminando os focos. Em maio deste ano, cerca de 30 localidades e quase 700 casas foram visitadas pela equipe de Endemias da Prefeitura de Gurinhatã.

A doença de Chagas é uma infecção provocada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, adquirida por meio do contato com as fezes do inseto barbeiro. A doença de Chagas é também conhecida pelos nomes: mal de Chagas, chaguismo ou tripanossomíase americana.

Os barbeiros costumam viver em folhas de palmeiras ou em casas de construção rudimentar, como as feitas de pau-a-pique. Galinheiros, chiqueiros e ninhos de pássaros também são locais que podem abrigar o inseto. Pessoas que vivem em áreas infestadas pelo barbeiro são as que apresentam maior risco de serem contaminadas pelo Trypanosoma cruzi.