NotíciasSaúde

Estudantes assistem palestra contra o Tabagismo

Última atualização em 29 de maio de 2017

GURINHATÃ – Alunos da Escola Estadual Heitor José de Castro, em Flor de Minas assistiram no último dia 23, a uma palestra promovida pela Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio da equipe do PSF Divino Gonçalves Pereira, através dos seus profissionais das áreas de psicologia, assistência social, enfermagem e odontologia, pilares desta discussão de conscientização e malefícios do tabaco.

Segundo o coordenador de Atenção Primária, Paulo Vinicius, a palestra de “Conscientização Contra o Tabagismo teve como objetivo mostrar que o cigarro pode causar diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata, além de outros 50 tipos diferentes de doenças. “Vale destacar que, o ciclo de produção do cigarro, envolve outros fatores de risco a saúde e ao meio-ambiente, tendo em vista o uso de agrotóxicos, desmatamento, incêndios, resíduos urbanos e marinhos”, comentou.

O programa coordenado pelo Departamento Municipal de Saúde, tem como objetivos, desafiar o aluno a refletir sobre o tabagismo; apontar as consequências do uso do cigarro para a saúde; e incentivar a busca de informações, alertando a comunidade escolar.

O trabalho foi desenvolvido pelas profissionais Andressa Cardozo (enfermeira), Suely Borges (psicóloga), Bruna Guedes (dentista) e Maria José (Assistente Social).

Esta ação foi desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Gurinhatã, através do Departamento de Saúde. Ressalta-se que a diretora de Saúde, Jussara Queiroz enalteceu este brilhante trabalho desenvolvido pelos profissionais e faz jus a esta importante ação e reflexão contra o tabagismo.