NotíciasSaúde

Gurinhatã tem novo grupo de Combate ao Tabagismo

Última atualização em 17 de maio de 2017

GURINHATÃ – A Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde, iniciou no último dia 15, o Grupo de Tabagismo, com o objetivo fornecer ao tabagista meios de cessar com o uso de tabaco através de um grupo de apoio, com auxílio de equipe multiprofissional (psicólogos, médicos, nutricionistas, assistente social, enfermeiros e educadores físicos).

Segundo o coordenador de Atenção Básica, será realizada uma reunião semanal de aproximadamente 90 minutos cada, com palestras, rodas de conversas, relatos de experiências, apoio e discussões sobre os problemas relacionados com o tabaco e de como parar com o seu uso, além de fornecer opções para a melhoria de qualidade de vida após a parada com o tabagismo.

O evento foi aberto pela diretora do Departamento de Saúde, Jussara Queiroz, que falou da importância deste importante projeto e do grupo, desejando boas vindas aos participantes, destacando a competência dos profissionais envolvidos em prol deste belíssimo projeto e parabenizou os mesmos pelo desejo, força de vontade e entusiasmo.

A psicóloga Suely Borges, que estará na coordenação do projeto, apresentou claramente a sustentação e os alicerces de apoio a este grupo apresentando a relevância deste trabalho, pois este demonstrará uma melhora significativa na qualidade de vida das pessoas envolvidas, bem como de seus familiares e toda rede de apoio. “As mudanças são visíveis, e perpassam a aparência física, falamos de condição de vida, economia financeira, estilos de vida que se alteraram em decorrência do estar vindo para o Grupo de Tabagismo”, comentou.

A assistente Social, Maria José de Araújo (NASF), a nutricionista Edilaine Nunes (NASF) e o enfermeiro Luan de Oliveira (PSF URBANO), enalteceram o grupo e apresentaram inteira disposição fortalecida pelo apoio através de elementos e colocações.

De acordo com o Programa, entre nossos objetivos estão: Motivar os usuários tabagistas a deixarem de fumar e reduzir a prevalência de fumantes e os índices de morbimortalidade relacionadas ao consumo de derivados de tabaco; Prevenir os malefícios do tabaco; Possibilitar um espaço para troca de saberes; e Promover qualidade de vida e mudança de hábitos para uma melhora na condição de saúde.

“Este grupo é um momento inaugural no município de Gurinhatã que em poucos meses tem procurado constantemente a melhoria da qualidade de vida da população, além de todos os benefícios já citados, também constituem uma forma de educação em saúde e atuam em diversos segmentos da população, conseguindo em menos tempo, baixar a prevalência dos fumantes sobre o consumo do tabaco”, completou Paulo Vinicius.

No final foi servido um delicioso lanche no final do grupo, tendo ainda a presença do farmacêutico Vítor Cardoso, e a educadora Física do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Juliana Pizarro.

Os grupos acontecerão no PSF Rural Orlandino Bento de Oliveira (próximo ao Cristo) às segundas, 17h00.