NotíciasSaúde

Histórias de superação!

Última atualização em 29 de outubro de 2021

Foi por curiosidade que a dona Abadia Teodoro fez o auto exame de mama. Ela sentiu um pequeno nódulo e procurou o médico. Fez mamografia e ultrassom. Passou por consulta médica em Barretos, fez biópsia e descobriu o câncer. Em um mês ela começou a fazer a quimioterapia, depois fez cirurgia para a retirada da mama e ficou em tratamento. “Graças a Deus o atendimento foi rápido e não tenho o que reclamar da secretaria de Saúde. Eu fui muito abençoada, tomei o remédio por 10 anos e tive alta definitiva em 2019.”
Ela conta que a fé é o alicerce para vencer a luta contra o câncer. “Eu falo para todas as mulheres que é muito importante fazer o auto exame das mamas. É importante tocar o seio para saber se tem algo errado. Não percam a fé, se alimentem bem e se cuidem”, aconselha Abadia.
Outra história de sucesso que podemos destacar neste Outubro Rosa é o da dona Zaida Aparecida Oliveira Barbosa. Ela descobriu o nódulo através de uma mamografia. Com o apoio da secretaria de Saúde de Gurinhatã ela foi encaminhada para o tratamento e depois de cinco anos está totalmente curada. “Naquela época era tudo mais difícil, até as ambulâncias eram mais apertadas, mas não tenho o que reclamar, fiz todo o tratamento e estou bem.”
Zaida deixa um conselho a todas as mulheres: “Sejam fortes, se cuidem. O câncer não é um bicho de sete cabeças, o que a gente tem que passar, não tem como fugir. Não deixem de fazer os exames para não passar da hora. Corram atrás do tratamento, sejam firmes e fortes. Deus é grande, Deus é mais”, finalizou.