NotíciasSaúde

Pais são responsáveis pelo Cartão de Vacinas dos filhos

Última atualização em 10 de julho de 2018

GURINHATÃ – A saúde das crianças é de responsabilidade de todos, porém, a manutenção em dia de um importante documento, a caderneta de vacinas, é dos pais. Em Gurinhatã, o Departamento Municipal de Saúde tem feito cobranças constantes para que os pais levem o documento para ser avaliado pelos profissionais nas Unidades de Saúde.

Nas escolas, em programas sociais, como o Bolsa Família, dentre outros projetos, essa atualização é também uma ação desenvolvida, que tem ajudado na prevenção. “Foi um sucesso a campanha de vacinação contra a gripe em Gurinhatã e Flor de Minas, e em breve teremos mais uma etapa da pólio, e vamos continuar pedindo aos pais para que procurem as Unidades de Saúde, levem o cartão de vacinas de suas crianças para que as equipes possam verificar se está tudo ok, ou se tem alguma vacina em atraso. Isso é muito importante para a saúde e o futuro dos filhos”, comentou a coordenadora de Atenção Primária, Dayane Santos.

Para especialistas, quem acha que vacina é assunto para crianças e adolescentes, está muito enganado. Eles alertam para a importância da imunização e da importância da carteira de vacinação também entre adultos, tanto para prevenir doenças quanto para evitar surtos, como o de caxumba, registrado em outras regiões do País.