EducaçãoNotícias

Professores e diretores no PNAIC 2018

Última atualização em 2 de abril de 2018

GURINHATÃ – Professores da Rede Municipal de Ensino de Gurinhatã participaram nesta terça-feira, 27, do curso de Formação Continuada PNAIC, que tem como foco a alfabetização e o letramento para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental.

A coordenação está sob a responsabilidade da supervisora Solange Campos e a formação dos professores com a responsabilidade das supervisoras Gilvania Martins e Sônia Oliveira. Esse curso de formação é realizado em parceria com o MEC, UFU, UEMG, UNDIME e a Prefeitura, com o objetivo de melhorar as práticas pedagógicas e aumentar o nível de alfabetização dos alunos no município.

Lançado em 2017, o PNAIC teve o primeiro Módulo realizado em dezembro, sendo esse o segundo Módulo, e ainda ocorrerão outros Módulos, com encerramento do trabalho previsto para o mês de maio.

O PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Para o alcance desse objetivo, as ações do Pacto compreenderam um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Essas ações foram complementadas por outros três eixos de atuação: Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações e Controle Social e Mobilização.

Além da equipe de coordenação, o evento realizado na Escola Municipal José Martins Alameu teve a presença da diretora do Departamento de Educação, Olésia Martins, e do prefeito Wender Luciano.