NotíciasSaúde

Saúde faz Levantamento para prevenção à Leishmaniose

Última atualização em 18 de outubro de 2017

GURINHATÃ – Agentes de Saúde do Centro de Controle de Endemias, juntamente com uma equipe da Gerência Regional de Saúde – GRS Uberaba, realizam nesta semana em Gurinhatã, Levantamento Preventivo para Leishmaniose.

A ação da Prefeitura Municipal, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde visa capturar o mosquito palha, transmissor da doença, onde em vários pontos da cidade foram instaladas armadilhas.

Segundo o coordenador do Centro de Controle de Endemias, Vilson Donizete, não há registro de casos nesse ano no município, contudo, o trabalho preventivo e as campanhas educativas são primordiais para que não venham ocorrer registros.

De acordo com pesquisadores da Fiocruz, quintais com galinheiros, canis e outros animais domésticos, bem como a presença de árvores frutíferas e que favorecem o sombreamento, são ambientes propícios para a reprodução dos flebotomíneos. Estes são insetos que se desenvolvem em matéria orgânica, ao contrário dos mosquitos, que se desenvolvem em meio aquático. O combate tem foco na vida adulta do vetor, uma vez que é muito difícil encontrar as larvas no solo.