NotíciasSaúde

Trabalho efetivo contra a Dengue deve ser prioridade em Gurinhatã

Última atualização em 7 de fevereiro de 2019

GURINHATÃ – A Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e Centro de Controle de Endemias encerrou na última semana o Mutirão de Limpeza contra a Dengue em Gurinhatã, Flor de Minas e Lagoa Escondida.

Ação foi realizada logo após ter sido divulgado o índice de larvas no município, que segundo o coordenador do Centro de Controle de Endemias, Vilson Donizete, o Levantamento de Índices consolidado entre os dias 7 e 11 de janeiro revelou um índice de 4,7%, bem acima do 1% exigido pelo Ministério da Saúde.

Apesar do índice alto, Gurinhatã teve o registro de apenas dois casos suspeitos, que estão em investigação, contudo, as ações de combate continuam sendo reforçadas pela cidade.

De acordo com o relatório da SES-MG, em 2019, até o momento (dados atualizados em 04/02), Minas Gerais registrou 12.323 casos prováveis (casos confirmados + suspeitos) de dengue. Em 2019, até o momento, há 02 óbitos em investigação para dengue.

Em relação à Febre Chikungunya, Minas Gerais registrou 214 casos prováveis da doença. Há 02 óbitos em investigação, notificados em 2018. Em 2019, até o momento, não houve registro de óbitos suspeitos da doença.

Nas cinco últimas semanas epidemiológicas (30/12/2018 a 04/02/2019) na Região os números registrados de casos suspeitos de Dengue que estão em investigação são: