NotíciasSaúde

Vacinação da gripe entra na segunda etapa em Gurinhatã

Última atualização em 17 de abril de 2020

GURINHATÃ – Depois de vacinar idosos e trabalhadores em saúde, começou neste dia 16 de abril mais uma etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza. Desta feita serão vacinados Membros das forças de segurança e salvamento, e Pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais.

Segundo a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Fabiana Nunes, os idosos que ainda não foram vacinados devem ficar tranquilos que a equipe fará a visita, e quanto aos demais grupos, uma nova etapa terá início no dia 09 de maio, para Professores, Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, Gestantes, Puérperas e Pessoas de 55 anos a 59 anos de idade.

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha contra influenza, de abril para março, para proteger de forma antecipada os grupos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. Devido a circulação do coronavírus no país, cada estado e município tem buscado estratégias para diminuir a concentração de pessoas, em especial nos serviços de saúde. Esta vacina não protege contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico da gripe, já que os sintomas são parecidos, o que auxilia na exclusão de diagnósticos e, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.