Dia: 26 de abril de 2024

Saúde

AÇÃO PREVENTIVA NA UBS ORLANDINO BENTO

Última atualização em 26 de abril de 2024

Aconteceu neste dia 25/04 na UBS Orlandino Bento de Oliveira, reunião com o grupo Hiperdia, onde hipertensos e diabéticos ouviram muito sobre a hipertensão, que é lembrado neste dia 25/04, Dia Nacional da Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial.

Segundo a RT da unidade, enfermeira Amância Severino, o trabalho faz parte das ações relativas à atividade física e saúde com o tema proposto para o ano de 2024, “VIDA ATIVA, VIDA SAUDÁVEL.”

A ação teve ainda a participação da farmacêutica Katiuscia Rodrigues, que falou sobre a conscientização sobre os cuidados com a hipertensão e a automedicação.

DestaqueSaúde

REUNIÃO HIPERDIA NA UBS DONA FRANCISCA TOSCANO

Última atualização em 26 de abril de 2024

Hipertensos e diabéticos participaram neste dia 26/04, de reunião na UBS Dona Francisca Toscano Cardoso.

De acordo com a RT da unidade, enfermeira Kenya Ribeiro, a atividade teve palestra com a educadora Física Eduarda, onde os presentes foram orientados quanto à importância da atividade física, e também passaram por aferição da pressão arterial e por consulta médica.

Educação

GURINHATÃ UNIDA NO COMBATE AO BULLYING NAS ESCOLAS

Última atualização em 26 de abril de 2024

Bullying é crime, e suas várias formas estão tipificadas na nova Lei 14.811/2024, que foi inserida em folheto entregue a aluno e professores nesta semana, numa ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, e Escola Estadual de Gurinhatã.

É constante a reclamação de filhos aos pais, sobre o bullying dentro das escolas, o que leva à necessidade de união entre a sociedade e comunidade escolar no combate.

Segundo a coordenadora do CRAS, Ana Paula Marques, a ação foi realizada nos turnos matutino e vespertino, onde a equipe foi de sala em sala para falar sobre a campanha.

Para os profissionais que atuam na ação, o diálogo é a principal arma na defesa de quem sofre, mas principalmente na conscientização de quem promove o bullying, seja dentro da escola, ou mesmo nas redes sociais.