Semana de cadastro para doadores de medula óssea em Gurinhatã
Última atualização em 20 de agosto de 2021
GURINHATÃ – As Unidades de Saúde do PSF Divino Gonçalves Pereira em Flor de Minas, e do PSF Orlandino Bento de Oliveira em Gurinhatã, foram os locais de trabalho da equipe da Fundação Hemominas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, no cadastramento de doadores de Medula Óssea.
A própria equipe da Atenção Primária havia passado por uma capacitação recentemente, quanto à busca por doadores, cuja idade deve ser entre 18 e 35 anos.
Doar Medula Óssea salva vidas
Constituída por tecido líquido-gelatinoso e encontrada no interior dos ossos, a medula óssea produz os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou células vermelhas, responsáveis pelo transporte do oxigênio na circulação, os leucócitos ou células brancas, agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, que atuam na coagulação do sangue.
O transplante de medula óssea beneficia pacientes com produção anormal de células sanguíneas, geralmente causada por algum tipo de câncer no sangue como leucemias e linfomas, além de portadores de aplasia medular, entre outras doenças.