NotíciasSaúde

Equipe de Saúde Bucal leva atendimento aos idosos no Lar do Idoso

GURINHATÃ – Mais uma vez a Prefeitura Municipal e Departamento de Saúde levaram atendimento institucional aos velhinhos do Lar do Idoso São João Batista.

Segundo a coordenadora do Programa de Saúde Bucal, cirurgiã Dentista Marilu Martins, foram atendidos todos os institucionalizados, 22 idosos, com atendimento individual e personalizado, tendo em vista as necessidades especiais desses pacientes.

“Fizemos a consulta odontológica para avaliação dos fatores de risco, orientações de higiene bucal aos idosos, equipe de enfermagem e aos cuidadores, salientando que o indivíduo para ter uma boa saúde de forma integral deve começar cuidando da boca. E eles precisam ser auxiliados e supervisionados, pois alguns param de se alimentar devido problemas bucais”, disse Marilu. “Alterações do paladar devido má higienização da língua e gengivas também é um fator importante que influencia na nutrição e hidratação adequada desses nossos queridos da terceira idade, mesmo quando são edentados ou usam próteses”, completou.

A cirurgiã Dentista chamou ainda a atenção de todos os familiares que tem idosos em casa. “Negligenciar esses cuidados higiênicos básicos, tanto em pacientes institucionalizados ou que necessitam de cuidado supervisionado, mesmo em casa, levam a inúmeros problemas bucais, digestivos e nutricionais, que reflete na saúde sistêmica do indivíduo. Portanto, nossos idosos que tanto já fizeram por nós, merecem esse mínimo de dignidade nesta fase da vida”, acrescentou Marilu.

 

EducaçãoNotíciasObras

COMUNICADO –  AULAS SUSPENSAS NA ESCOLA JOÃO BORGES DE CASTRO

GURINHATÃ – A Prefeitura Municipal e o Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer suspenderam as aulas na Escola Municipal João Borges de Castro em Flor de Minas.

Na manhã desta terça-feira, 18/02, a diretora da escola, Michelle Borges, comunicou à diretora do Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – DEMEC, Olésia Martins, que 20 alunos e 05 funcionários da escola apresentaram sintomas de febre, dor de garganta e dor no corpo, e até o final da tarde o número subiu para 32.

De imediato foram acionados órgãos de Saúde do Município, bem como de Endemias, além de ser comunicado ao prefeito municipal. O prefeito, por sua vez, solicitou à Copasa que comparecesse à escola para recolhimento de amostra da água para análise, além de outros procedimentos junto à equipe do Departamento de Saúde, para uma averiguação geral na escola quanto aos possíveis fatores. Foi solicitado ainda a presença de médico do PSF de Flor de Minas e a nutricionista da área da Educação.

Segundo o DEMEC, quando a diretora da escola entrou em contato com a Secretaria, imediatamente foi acionado a Vigilância Sanitária, Epidemiologia e Departamento de Saúde, para que fosse feito uma sondagem imediata e chegar às causas do problema. Para isso foram coletadas amostras de água para análise, tanto das caixas d’água como da rede urbana. Os alunos e funcionários tiveram atendimento médico e foram orientados a como proceder diante do mal-estar.

Diante do exposto o DEMEC considerou como melhor ação, suspender as atividades escolares da Escola Municipal João Borges de Castro, nos dias 19, 20, e 21/02 por medidas preventivas, onde de acordo com o médico que os atendeu, essa seria a decisão mais viável até que se tenha os resultados de exames coletados.

Os alunos foram assistidos por uma equipe completa do Departamento de Saúde, com médico, nutricionista, enfermeiros, agente da Vigilância Sanitária e epidemiologia.

O DEMEC deixou claro que até o momento não houve caso de nenhuma desses atendidos em estado grave. Tudo sobe controle, as medidas tomadas são preventivas, e para inspeção in loco na escola e arredores, cujos sintomas levam a suspeitas de dengue, mas ainda sem comprovação. Foi enviado um comunicado aos pais, bem como as orientações médicas seguiram nos grupos via WhatsApp orientando-os sobre os sintomas e caso precisem, procurar o atendimento médico.

Acessar o conteúdo