NotíciasSaúde

Índice de Vacinação contra Gripe Influenza em Gurinhatã é baixo

GURINHATÃ – Apesar de todos os esforços e do grande empenho de todas as equipes do Departamento de Saúde, apenas 45% da população alvo da Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza foram vacinados em Gurinhatã e Flor de Minas até o momento. A campanha termina dia 1º de junho, e até o momento mais de 900 pessoas ainda não se vacinaram.

Segundo informações do Departamento de Saúde, por intermédio da Sala de Vacinas, no fechamento do dia 12, os melhores índices são de Gestantes (100%) e Puérperas (71%). Faltam cerca de 500 idosos a serem vacinados, bem como mais de 100 crianças que ainda não foram imunizadas.

Na última semana foram registradas duas mortes por Gripe Influenza em Uberlândia em pessoas que não foram vacinadas, servindo como um alerta para que quem ainda não recebeu a vacina, procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para se vacinar.

Até o dia 1º de junho, quase mil pessoas ainda deverão receber a vacina na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Gurinhatã, onde o público alvo é formado por crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas, profissionais da área de saúde e educação, e portadores de doenças crônicas.

NotíciasSaúde

Palestra Antimanicomial em Flor de Minas

GURINHATÃ – A Luta Antimanicomial será tema de palestra nesta semana, em evento promovido pela equipe da Saúde de Gurinhatã.

O Departamento de Saúde convida a todos para a palestra sobre “A Luta Antimanicomial”, que será realizada nesta quinta-feira, dia 17 em Gurinhatã e Flor de Minas: 09h – PSF Divino Gonçalves Pereira – Flor de Minas; e 15h – PSF Dona Francisca Toscano Cardoso – Gurinhatã.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio.

 

NotíciasSaúde

Gurinhatã recebe coordenadores do SAMU

GURINHATÃ – O prefeito de Gurinhatã Wender Luciano comemora os resultados obtidos de uma grande luta por parte dos prefeitos do Triângulo Mineiro desde o ano passado para a definitiva implantação do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que tem data marcada, 8 de junho.

Na última sexta-feira, 11, aconteceu em Gurinhatã uma reunião junto à coordenação do SAMU, tendo a presença do secretário Executivo do CISTRI, consórcio responsável pela Gestão, Rodrigo Alvim, juntamente com todos os profissionais que passaram no processo seletivo para compor o SAMU em Gurinhatã. “É mais uma grande conquista para a nossa cidade e região, pois estamos falando de salvar vidas e isso é uma prioridade para todos”, comentou o prefeito Wender Luciano, presente na reunião.

De acordo com a diretora do Departamento de Saúde, Fabiana Nunes, o município estará realizando os últimos ajustes para receber os equipamentos e mobiliários. “Com certeza será um grande ganho na saúde para toda nossa região. Dia 8 de junho será sua inauguração e fico muito feliz por fazer parte dessa construção, que com a Graças de Deus será concretizado. Obrigada prefeito pelo grande apoio e pela luta. A população lhe agradece”, disse a diretora.

Acessar o conteúdo