NotíciasSaúde

Saúde desenvolve ação no Lar do Idoso

GURINHATÃ – A Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento de Saúde promoveu na última sexta-feira, 18, ação em conjunto com o Departamento de Assistência Social no Lar do Idoso São João Batista.

Na oportunidade, a equipe do PSF Urbano Dona Francisca Toscano Cardoso realizou atendimento a todos os internos do Lar do Idoso, onde foram atendidos por consulta pelo médico, Dr. Fábio Pamplona, realização de aferição de SSVV pela enfermeira Daniela Guedes, vacinação contra Influenza pela técnica de Enfermagem Raquel Santos, e atualização cadastral pela agente Comunitária de Saúde, Maria de Fátima.

A visita foi acompanhada pelo enfermeiro Responsável Técnico da Instituição, Luan de Oliveira e a técnica de Enfermagem, Jéssica Leal, onde providenciarão as condutas médicas e agendará os retornos periódicos. “Em nome da Instituição agradecemos ao Dr. Fábio e toda equipe pela preocupação para com nossos internos e reafirmamos a importância do trabalho em conjunto entre o social/filantrópico e a saúde pública. Agradeço em especial as diretoras Meire e Fabiana por todo o suporte para realização do nosso trabalho”, disse Luan de Oliveira.

NotíciasSaúde

Representante do Mais Médicos visita Gurinhatã

GURINHATÃ – Depois da cobrança feita à coordenação do Programa Mais Médicos, por conta da contratação do novo Médico do programa para o município de Gurinhatã, a equipe do Departamento de Saúde recebeu nesta quarta-feira, 16, a visita da Referência Técnica do Ministério da Saúde para o Programa Mais Médicos.

Segundo a diretora do Departamento de Saúde, Fabiana Nunes, foi discutido sobre o edital do Mais Médicos que até hoje não abriu a vaga para o Município, e que, segundo a coordenação eo Ministério da Saúde, provavelmente irá abrir em junho ou julho.

Desde abril a Prefeitura tem cobrado do Ministério da Saúde a contratação de Médico para o atendimento no PSF Dona Francisca Toscano Cardoso, em substituição ao médico que atendia no local, e que deixou suas funções no início do mês.

Segundo o Departamento de Saúde, no dia 26 de março foi encaminhado documento à coordenação Nacional do Programa Mais Médicos em Brasília, informando o desligamento do médico e solicitando a imediata contratação de outro.

Para não prejudicar a comunidade cadastrada na Unidade de Saúde, o atendimento no PSF Dona Francisca Toscado Cardoso tem tido o apoio de médico de outra Unidade desde o fim de março, quando o profissional que fazia atendimento na Unidade, devido a aprovação em Concurso em outra localidade, deixou o serviço e solicitou o encerramento do contrato junto ao Programa Mais Médicos.

NotíciasSaúde

Palestras chamam a atenção para a Luta Antimanicomial em Gurinhatã

GURINHATÃ – A Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento de Saúde realizou nesta quinta-feira, 17, palestras sobre a Luta Antimanicomial, em Flor de Minas no PSF Divino Gonçalves Pereira, e em Gurinhatã no PSF Dona Francisca Toscano Cardoso.

As palestras foram proferidas pela psicóloga, Suely Borges, que fez uma abordagem quanto a essa luta e a socialização das pessoas que necessitam de tratamento, de forma mais humana e familiar.

Segundo a psicóloga, nesta semana do mês de maio e especificamente no dia 18, se comemora o início da Luta Antimanicomial, com o objetivo de promover um tratamento digno da pessoa com transtorno mental. “A palestra de hoje foi para em primeiro lugar, explicar quais os motivos levaram a esta luta, em que internações em manicômios e sanatórios não é a solução, e como poderemos acolher o portador de transtorno mental e fazer a prevenção para que este não entre em crise ou surto”, disse. “Em segundo lugar se fez um estudo sobre os transtornos mentais, suas características e como reconhece-los. O que foi de muita importância principalmente para os agentes de saúde que fazem o acompanhamento mensal nos domicílios. Sabendo reconhecer para criar a possibilidade de um melhor encaminhamento para tratamento. Porque com frequência estes pacientes chegam até nós quando estão em crise ou surtam”, completou Suely.

O evento teve a presença de membros das equipes dos PSFs, da Assistência Social, e da diretora do Departamento de Saúde, Fabiana Nunes.

Acessar o conteúdo