NotíciasSaúde

HSJ e Comissão de Voluntários realizam nova campanha do Programa Saúde no Campo em Gurinhatã

Dia 19 de maio, das 8h às 11h30, a GL Leilões sediou mais uma etapa do Programa Saúde no Campo, desenvolvido pelo Hospital São José através da Comissão de Voluntários. Ao todo, cerca de oitenta produtores rurais foram atendidos pela Equipe de Enfermagem e pelo médico urologista, Dr. Paulo Lérias, com suporte do Laboratório Pasteur. Para o coordenador de leilões da Comissão de Voluntários, sargento José Carlos Dantas, o evento atingiu seu objetivo, pois vários serviços foram realizados pelas equipes, como a aferição da pressão arterial, exame rápido de diabetes e inclusive o exame de próstata, com a participação de dezenas de produtores rurais.

O diretor administrativo do Hospital São José, Cleuson de Oliveira, acompanhou de perto os trabalhos da Comissão de Voluntários e agradeceu especialmente o apoio que a classe rural presta à instituição, durante os leilões anuais em prol do HSJ. A Secretária Municipal de Saúde de Gurinhatã, Fabiana Nunes de Oliveira, participou ativamente. O prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano de Araújo Silva, marcou presença e reafirmou seu compromisso com a instituição, juntamente com a primeira-dama e Secretária Municipal de Assistência Social, Meire Menezes.

O anfitrião do evento, o empresário rural Delim José da Silva, com alegria cedeu o ambiente para que o Hospital São José pudesse realizar sua prestação de serviços às famílias rurais.

Em linhas gerais, o médico Dr. Paulo Lérias enfatizou que durante a campanha fez uma orientação de rotina sobre os procedimentos de urologia, explicando aos produtores rurais sobre a necessidade da prevenção. “Realizamos os exames e tudo ocorreu acima da média que esperávamos. Fizemos o PSA e o exame físico da próstata, que é o toque”, ressaltou. Ele recomenda que, após os quarenta anos de idade, os homens façam anualmente o exame de próstata. “É fundamental, pois quem não faz essa prevenção pode ser surpreendido pela doença em uma fase ou estado já avançado, onde não tem o que fazer, às vezes somente medidas paliativas. E, se você faz frequentemente o exame da próstata, se a doença estiver no estado inicial, existe até noventa por cento de chance de cura.”

ASSESSORIA HSJ

NotíciasSaúde

Equipe de Vacinação visita Creche Menino Jesus

GURINHATÃ – A poucos dias de encerrar a Campanha de Vacinação contra Gripe Influenza, o Departamento de Saúde, por intermédio da equipe de Vacinação, visitou nesta semana o CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Creche Menino Jesus.

Segundo informações do Departamento de Saúde, a visita se deu por conta da atualização do cartão de vacinas das crianças, em especial para aquelas que ainda não foram imunizadas contra a gripe.

A campanha termina no próximo dia 1º de junho, e desde o dia 23 de abril, a equipe da Sala de Vacinas percorreu todas as comunidades rurais em parceria com as equipes dos PSFs, além de manter postos de vacinação nas Unidades de Saúde em Gurinhatã e Flor de Minas.

Até o dia 1º de junho, centenas de pessoas ainda deverão receber a vacina na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Gurinhatã, onde o público alvo é formado por crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas, profissionais da área de saúde e educação, e portadores de doenças crônicas.

NotíciasSaúde

Gurinhatã se prepara para última semana de vacinação contra a Gripe

Muitas crianças e idosos que residem na zona rural não receberam a vacina e devem procurar o Posto de Vacinação. No início da campanha, as equipes visitaram todas as casas no setor rural, e pela ausência, algumas pessoas ficaram sem a vacina

GURINHATÃ – A equipe de Atenção Primária e da Sala de Vacinas faz contagem regressiva para o fim da Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza, na busca de vacinar nos próximos dias aproximadamente 500 pessoas.

Com uma meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde, até este dia 20, segundo informações da coordenadora da Sala de Vacinas, Raquel Santos, o índice já era de 72%, onde foram vacinados 1.343 pessoas do público alvo. Faltam ainda 81 crianças e 190 idosos a serem vacinados nos próximos dias, além de professores e profissionais da saúde.

Vale lembrar que no último dia 12, Dia D, uma ampla ação foi feita em todas as Unidades de Saúde, onde cada Mãe que foi até a Unidade, recebeu uma lembrancinha pelo Dia das Mães.

Segundo a equipe de vacinação, nos próximos dias dará continuidade às visitas residenciais na busca ativa por pessoas que não podem se deslocar até a Unidade de Saúde, e reforça, para quem ainda não recebeu a vacina, que procure até a próxima semana pela vacina, pois a campanha será encerrada neste dia 1º de junho.

Acessar o conteúdo