NotíciasSaúde

Prefeitura conclui adequações para funcionamento do SAMU

GURINHATÃ – O prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano visitou na manhã desta quarta-feira, 6, as obras de adequações no anexo ao Hospital Amélia Maria de Souza, exigidas pela equipe de Gestão do SAMU, para que entre em funcionamento nas próximas semanas.

As adequações foram solicitadas após visita da equipe do CISTRI no mês de maio, e que estão sendo concluídas para que o município tenha o atendimento do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que deverá entrar em funcionamento nas próximas semanas.

“É mais uma grande conquista para a nossa cidade e região, pois estamos falando de salvar vidas e isso é uma prioridade para todos”, comentou o prefeito.

Os municípios atendidos pela região Triângulo Norte são: Santa Vitória, Gurinhatã, Campina Verde, Prata, Ituiutaba, Capinópolis, Cachoeira Dourada, Araporã, Centralina, Canápolis, Monte Alegre de Minas, Tupaciguara, Araguari, Indianópolis, Estrela do Sul, Cascalho Rico, Grupiara, Abadia dos Dourados, Douradoquara, Coromandel, Monte Carmelo, Romaria, Iraí de Minas, Nova Ponte e Patrocínio.

 

NotíciasSaúde

Mais de 300 pessoas ainda precisam ser vacinadas contra a gripe em Gurinhatã

GURINHATÃ – Com o encerramento da Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza na próxima semana, a equipe da Sala de Vacinas do Departamento Municipal de Saúde busca ainda por 311 pessoas que fazem parte do público alvo da campanha.

Segundo a coordenadora da Sala de Vacinas, Raquel Santos, dos 1.845 aptos a receber a vacina, 1.534 já foram vacinados, um índice de 83%, sendo que a maior preocupação é com as crianças onde 196 já foram vacinadas (84%), e idosos, onde 890 já receberam a vacina (86%).

A expectativa da equipe é de que ainda nesta semana a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, 90%, seja alcançada, contudo, o trabalho é para que não fique nenhuma pessoa do público alvo sem a dose.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 15 de junho em todo o país. A recomendação do Ministério da Saúde, enviada aos gestores, foi adotada em decorrência dos possíveis impactos da paralisação dos caminhoneiros no transporte público e nos atendimentos em serviços de saúde. A campanha estava prevista para encerrar no dia 1º de junho, sendo que 100% das doses da vacina (60 milhões) já foram distribuídas aos estados, que estão devidamente abastecidos.

Após o fim da campanha, caso haja disponibilidade de vacinas nos estados e municípios, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos. O Ministério da Saúde reforça a importância dos estados e municípios continuarem a vacinar os grupos prioritários, em especial, crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, público com maior risco de complicações para a doença.

NotíciasSaúde

Prorrogada Vacinação contra a Gripe

Medida que prorroga a campanha contra a gripe foi adotada em decorrência do impacto da paralisação dos caminhoneiros nos atendimentos em serviços de saúde
 
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe será prorrogada até o dia 15 de junho em todo o país. A recomendação do Ministério da Saúde, enviada aos gestores locais nesta terça-feira (29), foi adotada em decorrência dos possíveis impactos da paralisação dos caminhoneiros no transporte público e nos atendimentos em serviços de saúde. A campanha estava prevista para encerrar nesta sexta-feira (1º de junho), sendo que 100% das doses da vacina (60 milhões) já foram distribuídas aos estados, que estão devidamente abastecidos.
 
Após o fim da campanha, caso haja disponibilidade de vacinas nos estados e municípios, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos. O Ministério da Saúde reforça a importância dos estados e municípios continuarem a vacinar os grupos prioritários, em especial, crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, público com maior risco de complicações para a doença.
 
Até o momento, ainda faltam 18,8 milhões de pessoas a serem vacinadas em todo o país. Balanço publicado nesta terça-feira (29), pelo Ministério da Saúde, mostra que 66% das pessoas que fazem parte do público-alvo, se vacinou. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas até o dia 15 de junho.
 
“É muito importante que as pessoas consideradas do grupo-prioritário procurem os postos para se protegerem contra a gripe. A vacina é a medida mais eficaz para evitar a doença e garante proteção às pessoas com mais risco de desenvolverem a forma grave da doença”, ressaltou a coordenadora-substituta do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde,
 
Saiba tudo sobre influenza/gripe
Até 28 de maio foram vacinadas 35,6 milhões de pessoas. Este total considera todo o público estimado, englobando pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas –, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades. Dessas, 28,8 milhões são idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).
 
O público com maior cobertura, até o momento é de puérperas, com 78,1%, seguido pelos idosos (75,2%), professores (73,1%) e trabalhadores de saúde (71,6%). Entre os indígenas, a cobertura de vacinação ficou em 63,6% e gestantes 55,1%. O grupo com menor índice de vacinação foram as crianças, entre seis meses e cinco anos, a cobertura é de apenas 49,7%.
 
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
Acessar o conteúdo