EducaçãoNotíciasSaúde

Escola Flávio Alves recebe equipe da Saúde

GURINHATÃ – A Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento de Saúde, promoveu nesta semana, ação de promoção a saúde na escola rural, tendo como estruturação da ação, o conhecimento do corpo, bullyng, saúde sexual e psicomotricidade.

A ação do Programa Saúde na Escola – PSE, tem parceria com o Departamento de Educação, e foi desenvolvida na Escola Municipal Flávio Alves, na zona rural, promovendo um dia diferente para professores e alunos, na discussão de temas da mais alta importância em termos de prevenção e qualidade de vida.

De acordo com a diretora do Departamento de Saúde, Jussara Queiroz, a ação foi promovida pela equipe da UBS Rural Orlandino Bento de Oliveira, tendo na oportunidade a presença da enfermeira Silvania Ribeiro e a fisioterapeuta do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Patrícia Junqueira, e ainda pelas ACS – Agentes Comunitária de Saúde.

NotíciasSaúde

Campanha Passos que salvam teve mobilização em Gurinhatã

GURINHATÃ –

Campanha Passos que salvam teve mobilização em Gurinhatã
 
GURINHATÃ – Nesta terça-feira, 21, a Praça José Martins Alameu recebeu a Mobilização Passos que Salvam, cujo objetivo principal é orientar a todos quanto os primeiros sintomas do câncer infantojuvenil, além de aumentar o numero de pessoas conscientizadas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, maior é a chance de conseguir que o tratamento seja eficaz, podendo alcançar até a cura.
 
Segundo a chefe de Gabinete da Prefeitura, Eucione Queiroz, o evento teve a presença do prefeito Wender Luciano, e ainda a escritora Clara Luz, envolvendo alunos do Cmei – Centro Municipal de Educação Infantil – Creche Menino Jesus, e dos alunos da Escola Municipal José Martins Alameu.
 
O evento teve ainda a presença de diretores de Departamentos, como Meire Menezes – Social, Jussara Queiroz – Saúde e Olésia Martins – Educação, além dos diretores das escolas municipais José Martins Alameu – Daniela Franco, Cmei – Christiane Borges, Escola Estadual de Gurinhatã – Márcio Humberto. Teve ainda a presença da equipe da Pastoral da Criança.
 
Vale ressaltar que no próximo domingo, dia 26, acontece a partir das 8h a Caminhada “Passos que Salvam”, com saída da Escola Municipal José Martins Alameu, e às 12 horas o Karaíba TC acontecerá almoço beneficente em prol da Casa de Apoio em Barretos.
NotíciasSaúde

Captura de morcegos em Gurinhatã

GURINHATÃ – A Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde continua suas ações de captura de morcegos na região rural.

Segundo informações do Centro de Controle de Endemias e Vigilância em Saúde, nesta semana a equipe atendeu a uma solicitação do produtor Rural João Batista dos Santos (João da Calu), na Região da Furna da Lagoa.

Em Minas Gerais, os produtores rurais são estimulados a vacinar seu rebanho bovino contra a raiva, contudo, o Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA alerta aos pecuaristas de estarem atentos com a presença de abrigos onde podem haver colônias de morcegos, como cavernas e  ocos de árvores. Nesses locais é feito o controle populacional desses animais que, após a captura, recebem a aplicação de uma camada de pasta vampiricida.  Após receberem a pasta os morcegos são soltos e, retornando às colônias, outros morcegos terão contato com a pasta, que leva esses animais à morte por hemorragia.

De acordo com os especialistas para cada morcego aplicado com a pasta, estima-se que de 10 a 20 venham a morrer.

Acessar o conteúdo