NotíciasSaúde

Gurinhatã e Flor de Minas unidas no Novembro Azul

GURINHATÃ – Ambientes decorados e ornamentados para o Novembro Azul tem sido vistos em todas as Unidades de Saúde em Gurinhatã e Flor de Minas, para sensibilização da população.

Após o Outubro Rosa, o Novembro Azul visa dar maior atenção e visibilidade às doenças do homem, principalmente o câncer de próstata, e ao diagnóstico precoce. É momento para sensibilizar a população para a luta contra o câncer de próstata, onde as equipes de saúde de Gurinhatã e Flor de Minas (PSF Urbano Dona Francisca Toscano Cardoso, UBS Rural Orlandino Bento de Oliveira, e PSF Rural Divino Gonçalves Pereira), estão desenvolvendo diversas ações e ornamentaram as unidades com adereços azuis.

Segundo o coordenador de Atenção Básica, Paulo Vinicius, todas as ações são realizadas pela Prefeitura Municipal, através do Departamento de Saúde, juntamente com as ACSs e ACEs, que tem possibilitado estas importantes ações. “Destaca-se o importante trabalho desenvolvido pela equipe para o êxito das mobilizações que envolvem o pessoal de Endemias, Vigilância em Saúde, Nasf e de todas os demais departamentos”, frisou.

 

NotíciasSaúde

Caminhada Passos que Salvam neste domingo em Gurinhatã

GURINHATÃ – A equipe de atendentes do Hospital Municipal Dona Amélia Maria de Souza em Gurinhatã entraram na mobilização em torno da Campanha Caminhada “Passos que Salvam”, que acontece neste domingo a partir das 8h da manhã, saindo da Escola Municipal José Martins Alameu.

Segundo uma das apoiadoras do evento, Eucione Queiroz, o objetivo principal do evento é o de chamar a atenção e orientar a todos quanto os primeiros sintomas do câncer infantojuvenil, além de aumentar o número de pessoas conscientizadas sobre a importância do diagnóstico precoce.

Para domingo, dia 26, são dois eventos que estarão movimentando a comunidade de Gurinhatã, sendo que a partir das 8h a Caminhada “Passos que Salvam”, com saída da Escola Municipal José Martins Alameu, e às 12 horas no Karaíba TC acontecerá almoço beneficente em prol da Casa de Apoio em Barretos.

“Quero agradecer à Eucione pela doação dos Kits para nossa equipe, e estaremos sempre juntos nessa importante campanha”, disse a diretora do Hospital, Keila Amaral.

NotíciasSaúde

Grupo Hiperdia assiste a palestra sobre prevenção ao câncer

GURINHATÃ – Prevenir é sempre melhor que remediar. De olho na prevenção ao câncer, a Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento de Saúde realizou mais uma reunião com o Grupo Hiperdia, formado por hipertensos e diabéticos.

Segundo o coordenador de Atenção Básica, Paulo Vinicius, o Departamento de Saúde, através das equipes do Programa Saúde da Família e agentes de Saúde, tem realizado neste mês mobilizações e ações com ênfase no Novembro Azul, sendo que no último dia 17, a equipe do PSF Urbano Dona Francisca Toscano Cardoso realizou uma importante ação no município tendo palestra, orientações, aferição de Pressão Arterial, teste de glicemia e café da manhã.

A palestra para os participantes foi feira pela psicóloga Suely Borges, que abordou vários assuntos, dentre eles, alimentação saudável, quebras de tabus e a importância dos exames preventivos tanto para os homens quanto para as mulheres.

Acessar o conteúdo