DestaqueSaúdeSocial

PSF de Flor de Minas promove encontro com gestantes e reforça orientações

A Prefeitura de Gurinhatã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da equipe do PSF Divino Gonçalves Pereira, no distrito de Flor de Minas, realizou nesta semana um importante bate-papo com o Grupo de Gestantes da unidade. A ação teve como objetivo levar informação, acolhimento e orientações essenciais para esse momento tão especial da vida das futuras mamães.
Durante o encontro, foram abordados temas fundamentais relacionados aos cuidados no puerpério, amamentação, higiene bucal, entre outros assuntos importantes para a saúde da mãe e do bebê. O momento também foi marcado pela troca de experiências e pelo esclarecimento de dúvidas das gestantes, fortalecendo o vínculo entre a equipe de saúde e as futuras mães atendidas pela unidade.
As orientações foram conduzidas pela responsável técnica da unidade, Renata Borges, com o apoio de toda a equipe do PSF, que tem desenvolvido um trabalho voltado à promoção da saúde, prevenção e cuidado humanizado junto à população de Flor de Minas.
A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a atenção básica de qualidade, investindo em ações que promovem mais conhecimento, segurança e bem-estar para as gestantes do distrito. Além de acompanhar a gestação, o trabalho da equipe também busca preparar as mães para o pós-parto e para os primeiros cuidados com o bebê, contribuindo para uma maternidade mais tranquila e saudável.
A Prefeitura de Gurinhatã segue trabalhando para ampliar o acesso à informação e fortalecer as ações de saúde preventiva, garantindo mais qualidade de vida para toda a população.

DestaqueSaúdeSocial

Prefeitura de Gurinhatã realiza Blitz Educativa em alusão ao Maio Laranja

A Prefeitura de Gurinhatã, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e do Departamento de Assistência Social, através do trabalho desenvolvido pelo CRAS, realizou em parceria com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e o Conselho Tutelar de Gurinhatã uma Blitz Educativa na entrada da cidade sobre a campanha Maio Laranja.
A ação teve como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, além de orientar a comunidade sobre como identificar sinais de violência física, emocional e comportamental.
Durante a blitz, equipes realizaram a entrega de materiais informativos e conversaram com motoristas, passageiros e pedestres, levando mensagens de conscientização, prevenção e incentivo à denúncia de casos de violência contra crianças e adolescentes.
A campanha Maio Laranja é um movimento nacional que busca mobilizar toda a sociedade para a proteção da infância e da adolescência, reforçando que a denúncia é uma ferramenta fundamental no enfrentamento desse tipo de crime. Além disso, a iniciativa destaca a importância da atenção aos sinais que podem indicar situações de abuso ou exploração, promovendo mais segurança e acolhimento às vítimas.
A Prefeitura de Gurinhatã reforça que proteger crianças e adolescentes é um dever de todos e que ações como essa fortalecem a rede de proteção do município, levando informação, conscientização e cuidado para toda a população.
Casos suspeitos podem ser denunciados de forma anônima por meio do Disque 100 ou diretamente ao Conselho Tutelar do município.

DestaqueSaúdeSocial

Escola João Borges de Castro promove ação de conscientização do Maio Laranja em Flor de Minas

A Escola Municipal João Borges de Castro, em parceria com a Prefeitura de Gurinhatã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do PSF Divino Gonçalves Pereira, realizou uma importante ação que compõem as atividades da campanha Maio Laranja no distrito de Flor de Minas.
A mobilização teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, reforçando o compromisso da comunidade escolar e dos órgãos públicos na proteção da infância e da juventude.
Durante a programação foram realizadas palestras, rodas de conversa e uma caminhada pelas ruas do distrito, levando informação, orientação e alertando a população sobre a necessidade de denunciar e combater qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes.
As atividades contaram com a participação das psicólogas Tuany e Suely, além de Thaissa e Giuliane, integrantes da equipe da Secretaria Municipal de Saúde que atuam diretamente nas ações da campanha. As profissionais abordaram temas relacionados à prevenção, identificação de sinais de abuso, acolhimento e os canais de denúncia disponíveis para a população.
Além dos alunos, os profissionais da escola também participaram das palestras e receberam orientações, fortalecendo ainda mais a rede de proteção e cuidado dentro do ambiente escolar.
A ação reforça a importância da união entre educação, saúde e comunidade no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, promovendo informação, conscientização e proteção para garantir um futuro mais seguro para todos.

Acessar o conteúdo