Combate ao Tabagismo é reforçado em Gurinhatã
GURINHATÃ – A Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde, iniciou neste dia 23, mais um Grupo de Tabagismo, com o objetivo fornecer ao tabagista meios de cessar com o uso de tabaco através de um grupo de apoio. Doravante, cabe destacar, que o grupo de tabagismo contará com a participação efetiva de uma equipe multiprofissional, entre eles profissionais das Estratégias de Saúde da Família (ESF), bem como profissionais da Equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
No início do tratamento, os pacientes são avaliados de acordo com o grau de dependência, que vai de baixo, elevado e muito elevado, a partir da quantidade de cigarros consumida por dia. A partir dessa triagem, são administrados os medicamentos que auxiliam no tratamento.
De acordo com o Programa, entre os objetivos estão: Motivar os usuários tabagistas a deixarem de fumar e reduzir a prevalência de fumantes e os índices de morbimortalidade relacionadas ao consumo de derivados de tabaco; prevenir os malefícios do tabaco; possibilitar um espaço para troca de saberes; e promover qualidade de vida e mudança de hábitos para uma melhora na condição de saúde.
Segundo o coordenador de Atenção Básica, Paulo Vinicius, o grupo em Gurinhatã se reunirá todas as segundas-feiras, às 17 horas na UBS Rural Orlandino Bento de Oliveira.

GURINHATÃ – A Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento de Saúde está levando o “Rosa” para todo o município. Para sensibilizar a população para a luta contra o câncer de mama, as equipes de saúde de Gurinhatã e Flor de Minas estão desenvolvendo diversas ações.
GURINHATÃ – Um mês dedicado ao trabalho de combate e prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. Mesmo assim, com o início do período de chuvas, aumenta a preocupação no combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.