NotíciasSaúde

Combate ao Tabagismo é reforçado em Gurinhatã

GURINHATÃ – A Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde, iniciou neste dia 23, mais um Grupo de Tabagismo, com o objetivo fornecer ao tabagista meios de cessar com o uso de tabaco através de um grupo de apoio. Doravante, cabe destacar, que o grupo de tabagismo contará com a participação efetiva de uma equipe multiprofissional, entre eles profissionais das Estratégias de Saúde da Família (ESF), bem como profissionais da Equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

No início do tratamento, os pacientes são avaliados de acordo com o grau de dependência, que vai de baixo, elevado e muito elevado, a partir da quantidade de cigarros consumida por dia. A partir dessa triagem, são administrados os medicamentos que auxiliam no tratamento.

De acordo com o Programa, entre os objetivos estão: Motivar os usuários tabagistas a deixarem de fumar e reduzir a prevalência de fumantes e os índices de morbimortalidade relacionadas ao consumo de derivados de tabaco; prevenir os malefícios do tabaco; possibilitar um espaço para troca de saberes; e promover qualidade de vida e mudança de hábitos para uma melhora na condição de saúde.

Segundo o coordenador de Atenção Básica, Paulo Vinicius, o grupo em Gurinhatã se reunirá todas as segundas-feiras, às 17 horas na UBS Rural Orlandino Bento de Oliveira.

NotíciasSaúde

Ações do Outubro Rosa mobiliza equipes de Saúde em Gurinhatã

GURINHATÃ – A Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento de Saúde está levando o “Rosa” para todo o município. Para sensibilizar a população para a luta contra o câncer de mama, as equipes de saúde de Gurinhatã e Flor de Minas estão desenvolvendo diversas ações.

Nesta segunda-feira, 23, foi realizada a abertura do Outubro Rosa no município, todavia, antes, as equipes já estavam engajadas no fortalecimento da ação no município. Em celebração ao Outubro Rosa, estão sendo realizadas palestras, distribuição de material informativo, orientação e consultas com profissionais para incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce.

Todas as ações são realizadas pela Prefeitura Municipal, através do Departamento de Saúde que tem possibilitado esta importante ação, onde se destaca o importante trabalho desenvolvido pela equipe para o êxito desta importante mobilização.

NotíciasSaúde

Gurinhatã se prepara para o enfrentamento ao mosquito Aedes

GURINHATÃ – Um mês dedicado ao trabalho de combate e prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. Mesmo assim, com o início do período de chuvas, aumenta a preocupação no combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

Para debater sobre as ações a serem desenvolvidas pela Prefeitura Municipal, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde, Vigilância em Saúde, Centro de Controle de Endemias, o Conselho Municipal de Saúde está convidando todos os membros do Conselho e todos os membros do Comitê de Enfrentamento da Dengue para participar de importante reunião a se realizar nesta quarta-feira, 25, às 15:30 na sede do Departamento Municipal de Saúde.

De acordo com membros do Conselho, a reunião terá coo pauta as ações de enfrentamento da dengue, e apresentação de relatório do segundo quadrimestre, além de outros informes.

Acessar o conteúdo