NotíciasSaúde

Gurinhatã se prepara para Conferência de Saúde da Mulher

GURINHATÃ – De olho na 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres que terá como eixo principal a “Implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher”, a Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde se prepara para a realização de sua Conferência Municipal.

De acordo com a diretora do Departamento de Saúde, Jussara Queiróz além da Conferência Nacional, antes, será realizada a etapa Estadual, contudo, o primeiro passo é a realização da 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher, uma oportunidade para discutir sobre a ampliação do tema “Saúde da Mulher: Desafios para Integralidade com Equidade”, o qual será debatido em todas as etapas.

“Realizamos uma reunião nesta semana e devemos realizar a nossa Conferência no dia 26 deste mês”, disse Jussara, que deverá agendar ainda para esse mês, outra Conferência voltada para a Vigilância em Saúde. “Temos recebido total apoio por parte do prefeito Wender Luciano, e tudo que tem sido possível, está sendo feito para oferecer atendimento humanizado e de qualidade à nossa população, mas a Conferência, é também o local onde poderemos discutir o que queremos para o nosso futuro”, completou.

NotíciasSaúde

Zona Rural de Gurinhatã recebe vacinação contra a gripe

GURINHATÃ – A Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento de Saúde vem desenvolvendo a Campanha de Vacinação contra a Gripe, que chegou nessa semana à zona rural.

Segundo a diretora do Departamento, Jussara Queiróz, foi iniciado nesta segunda-feira a vacinação na zona rural, que começou pelas regiões dos Patos, Temeroso, Rancho Alegre e Córrego da Olaria. “Está sendo feito o trabalho de casa a casa com o agente Comunitário de Saúde Solivan, tendo ainda na equipe que percorre a zona rural as aplicadoras Simone Gomes e Nilva”, disse Jussara.

A vacinação é feita com o grupo prioritário contra influenza, além de estar realizando também a atualização do cartão de vacinas. Toda ação na vacinação tem a coordenação da enfermeira responsável do PSF rural Orlandino Bento de Oliveira, Silvania Ribeiro, em parceria com a equipe da Sala de Vacina e Epidemiologia. “Essa ação terá continuidade no decorrer da semana, até atingirmos os 100% de todo nosso Município” garantiu Jussara.

NotíciasSaúde

Gurinhatã se prepara para o Dia “D” de vacinação contra a Gripe

GURINHATÃ – Sábado, dia 13 será o “Dia D” de Vacinação contra a Gripe em Gurinhatã, que terá seus 3 PSF’s abertos durante todo o dia, inclusive o novo PSF’s recentemente inaugurado.

Segundo informações da diretora do Departamento de Saúde, Jussara Queiróz, ao todo, 1484 pessoas devem ser vacinadas, e as equipes de saúde trabalham para atingir o índice de 100%.

Até o início desta segunda-feira, o índice era de 45%, sendo vacinadas 674 pessoas, e o menor índice atingido até o momento foi o de crianças, seguido pelos idosos.

Os números atualizados na manhã desta segunda-feira eram:

 

  TOTAL CRIANÇAS TRABALHADORES EM SAÚDE GESTANTES PUÉRPERAS IDOSOS
 

1.484

242 86 26 4 1.126
Vacinados

674

81

66 17 6

504

  45% 33% 76% 65% 150%

44%

Grupo prioritário

O público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.

Acessar o conteúdo