NotíciasSaúde

Gurinhatã tem campanha de prevenção à doença de Chagas

Última atualização em 30 de maio de 2017

GURINHATÃ – Cerca de 30 localidades e quase 700 casas serão visitadas pela equipe de Endemias da Prefeitura de Gurinhatã, numa ação do Departamento Municipal de Saúde, no combate ao barbeiro, transmissor da doença de Chagas.

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Daniela de Oliveira, a ação começou no dia 23 de maio pela região do Barreiro, sendo que a visita às casas, acontecerão em todas as regiões do município.

A doença de Chagas é uma infecção provocada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, adquirida por meio do contato com as fezes do inseto barbeiro. A doença de Chagas é também conhecida pelos nomes: mal de Chagas, chaguismo ou tripanossomíase americana.

Os barbeiros costumam viver em folhas de palmeiras ou em casas de construção rudimentar, como as feitas de pau-a-pique. Galinheiros, chiqueiros e ninhos de pássaros também são locais que podem abrigar o inseto. Pessoas que vivem em áreas infestadas pelo barbeiro são as que apresentam maior risco de serem contaminadas pelo Trypanosoma cruzi.

“Além de combater, eliminar os focos, as famílias também estão recebendo orientação para evitar a sua proliferação”, disse Daniela.