EducaçãoNotícias

Departamento de Educação e Cultura promove ações de proteção do patrimônio cultural

Última atualização em 18 de julho de 2017

GURINHATÃ – O Município de Gurinhatã, através do Departamento de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, juntamente com o Setor de Patrimônio Cultural está promovendo ações e planejamento para a Proteção e Preservação do Patrimônio Cultural da cidade.

A diretora do Departamento de Educação, Olésia Martins disse que a nova gestão municipal está trabalhando para a valorização dos bens culturais e sua preservação. Várias atividades serão propostas para o conhecimento e divulgação do Patrimônio Cultural Local.

De acordo com o setor, está sendo proposto para a Jornada Mineira do Patrimônio  Cultural a ser realizado em agosto, com alunos da Escola Municipal João Borges de Castro, do Distrito de Flor de Minas, uma visitação à Cachoeira da Piedade, onde os alunos terão uma oportunidade de conhecer os bens culturais e naturais da cidade. Outras visitações estão sendo programadas com a comunidade escolar do município para a valorização do Patrimônio Cultural.

A equipe técnica composta pelo historiador Cláudio Scarparo e Antônio Cézar, enfatizam a importância da preservação da memória local, como fator de desenvolvimento da comunidade. Esse trabalho tem o apoio do prefeito Wender Luciano, que tem visão empreendedora, e quer valorizar os bens de importância histórica, cultural e natural do município para atrair investidores e promotores de turismo e lazer, que irão beneficiar toda a comunidade.

O Município de Gurinhatã está reestruturando o trabalho de ICMS Patrimônio Cultural, no ano de 2017, o que irá trazer mais benefício e receita para o município aplicar na proteção dos bens culturais e promoção de atividades de educação patrimonial.