NotíciasSaúde

Departamento de Saúde distribui repelente para gestantes

Última atualização em 19 de outubro de 2017

Prefeitura de Gurinhatã distribui repelentes a gestantes em ação preventiva contra Dengue, Zika e Chikungunya

GURINHATÃ – Com o início do período de chuvas, a Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento de Saúde ampliou as ações de combate ao mosquito Aedes Aegytpi, seja na limpeza de quintais, terrenos baldios e visitas às residências.

Como estratégia de fortalecimento das ações de prevenção do contágio de infecções relacionadas às arboviroses, o município de Gurinhatã disponibilizou repelentes para a prevenção e proteção às gestantes contra o Aedes Aegypti, uma vez que esse ítem integra a área da saúde.

Assim, resguardando o campo específico de atuação e as responsabilidades de cada política, a distribuição dos repelentes às famílias que possuem gestantes será realizada pelas Unidades Básicas de Saúde, mensalmente nas reuniões do Grupo de Gestantes.

De acordo com a coordenação de Atenção Básica, neste dia 18 as gestantes que participaram das reuniões no PSF Rural Orlandino Bento de Oliveira, com a presença do farmacêutico Vitor Faria Cardoso e a enfermeira Silvania Ribeiro, receberam o produto.

Gestantes que fazem parte da região do PSF Urbano Francisca Toscano Cardoso receberão o repelente neste dia 20/10, e no PSF Divino Gonçalves Pereira, em Flor de Minas, a distribuição ocorrerá no dia 25/10.

“Em novembro inicia-se o período de alta transmissão das arboviroses, com o maior risco de contágio e infecções, tanto maternas, quanto congênitas, devido a este fato a disponibilidade dos repelentes para este público. Reforçar o uso do repelente deve ser concomitante às demais ações de prevenção e combate aos vetores como uso de métodos de barreira, limpeza dos ambientes e outros”, disse o farmacêutico Vitor Cardoso.